[weglot_switcher]

Inflação nos EUA acelera para 0,4% em novembro

No mês anterior a inflação tinha sido de 0,1%. Em novembro, a maior subida registou-se nos preços dos bens de energia, na ordem dos 3,9%.
13 Dezembro 2017, 14h02

O índice de preços de consumidor nos EUA subiu 0,4% em Novembro, segundo os números hoje apresentados pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. Em outubro a inflação tinha sido de 0,1%.

Em termos anuais, os preços no consumidor subiram 2,2%, enquanto o índice core registou um aumento de 1,7%. Em outubro, este índice registava uma subida de 1,8%.

Os preços no setor da energia impulsionaram o índice em novembro, com um disparo de 3,9%, representando 75% da subida do índice de preços de todos os bens. Desde novembro de 2016, a escalada dos preços dos bens de energia foi de 9,4%.

O índice dos preços dos bens alimentares manteve-se inalterado em novembro, mas subiu 1,4% ao longo dos últimos 12 meses.

O índice dos preços no consumidor core, ou seja, o que exclui os preços de bens alimentares e energia, avançou 0,1%, depois de ter subido 0,2% no mês anterior.

Os números da inflação nos EUA foram divulgados no mesmo dia em que se espera que a Reserva Federal anuncie uma ligeira subida das taxas de juro. Os valores relativamente baixos da inflação, bem como a relativa estagnação salarial nos EUA, têm desencorajado os responsáveis pela política monetária americana de promoverem uma subida mais forte das taxas de juro.

Jerome Powell, o novo governador da Fed, disse na sua audição de confirmação no Senado que não via “sinais de uma economia em sobreaquecimento”, considerando assim que ainda há margem para seguir a política da sua antecessora Janet Yellen, mantendo as taxas de juro a níveis relativamente baixos.

No entanto, vários analistas prevêem que 2018 venha a trazer um total de quatro subidas das taxas de juro nos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.