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Informe-se antes de contratar crédito online, aconselha Deco

Contratar crédito online é uma realidade cada vez mais presente e constante, mas, num mercado cada vez mais digital e mais complexo, a falta de informação pode levar à tomada de decisão menos consciente, menos responsável. Quando se contrata um crédito é sempre importante saber e reconhecer certos aspetos, seja para nossa segurança, seja para nossa informação.
9 Julho 2020, 16h45

Em tempos de pandemia, a banca digital ganhou maior importância. Transferências online, pagamentos à distância de um clique ou até a concessão de crédito rápido e sem burocracias tornaram-se procedimentos rotineiros.

Contratar crédito online é uma realidade cada vez mais presente e constante, mas, num mercado cada vez mais digital e mais complexo, a falta de informação pode levar à tomada de decisão menos consciente, menos responsável.

Quando se contrata um crédito é sempre importante saber e reconhecer certos aspetos, seja para nossa segurança, seja para nossa informação.

Já ouviu falar no Direito à Informação?

É o dever que as entidades bancárias têm de informar e elucidar os seus clientes  acerca das características do produto que pretendem contratar. É também o dever de esclarecer todas as dúvidas que o consumidor possa ter sobre esse mesmo crédito. Lembre-se que não fica vinculado a nada até assinar o documento (contrato)!

É importante que analise o mercado, compare e simule as propostas de crédito apresentadas por várias entidades financeiras! Faça valer o seu direito à informação utilizando-o da melhor forma!

Queremos informá-lo e potenciar o seu conhecimento. Conheça todos os temas essenciais para que contrate segura e esclarecidamente o seu crédito.

Sabe o que é a FIN?

Trata-se da Ficha de Informação Normalizada que deve ser sempre facultada pelo banco ao consumidor e que apresenta todos os detalhes que deve conhecer para tomar uma decisão informada e consciente.

Da FIN devem constar:  

  • Os elementos de identificação do banco/entidade financeira que concede o crédito;
  • As principais características do crédito, nomeadamente as taxas associadas, o seu custo, o valor da prestação, pagamento de imposto de selo, data de pagamento, entre outros;
  • O custo do crédito que representa o montante que pretendemos pedir, estando associado o valor da prestação mensal, bem como o  o montante que o consumidor s pagará na íntegra no fim do contrato;
  • As condições gerais de utilização, que englobam tudo o que respeita ao crédito que está prestes a contrair.

Salientamos que toda a informação descrita deverá ser apresentada ao consumidor de forma gratuita e em suporte duradouro, seja em presencialmente, seja através dos canais digitais.

Informe-se connosco

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

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