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Infraestruturas de Portugal lançou empreitada para eletrificação da linha ferroviária do Algarve, no valor de 23 milhões de euros

A empreitada agora em fase de concurso tem um prazo de execução previsto de 23 meses, estimando-se que esteja concluída no final de 2023″.
2 Novembro 2020, 08h10

A IP – Infraestruturas de Portugal lançou, na passada sexta-feira, dia 30 de outubro, a empreitada para a eletrificação da linha ferroviária do Algarve, no troço entre Faro e Vila Real de Santo António, com o objetivo de melhorar o “conforto e segurança na circulação”

A Infraestruturas de Portugal lançou hoje [passada sexta-feira, dia 30 de outubro] o concurso público para a empreitada de eletrificação da linha do Algarve no troço de 56 quilómetros entre Faro e Vila Real de Santo António”, revela um comunicado da empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária nacional.

De acordo com esse documento, “o projeto de eletrificação da linha do Algarve, com um investimento global de 65 milhões de euros, inclui os troços Faro/Vila Real de Santo António e Tunes/ Lagos, tem como principais objetivos: assegurar que todo o trajeto na linha do Algarve possa ser realizado com recurso a material circulante elétrico, resultando daí vantagens ambientais e vantagens relativamente à melhoria de qualidade do material circulante; melhorar a mobilidade no arco metropolitano do Algarve; potenciar o sistema ferroviário com condições de operação que sejam independentes do consumo de combustíveis fósseis”.

O concurso lançado no final da semana passada tem um investimento estimado em 23 milhões para a eletrificação, com o sistema 25 kV/50Hz, de um troço com 56 quilómetros de extensão, envolvendo, entre outros, a execução dos seguintes trabalhos: instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção, integrando, designadamente; construção da nova zona neutra de Loulé (ZN de Loulé), a instalar ao km 322+800; construção em todo o troço de uma nova infraestrutura de suporte aos sistemas de sinalização e telecomunicações; rebaixamento da via; alteamento de encontros de tabuleiros; estabilização de taludes; intervenções em sistemas de drenagens; e intervenções nos edifícios das estações e apeadeiros.

“A empreitada agora em fase de concurso tem um prazo de execução previsto de 23 meses, estimando-se que esteja concluída no final de 2023”, adianta o referido comunicado.

De acordo com a administração da IP, a eletrificação da linha do Algarve, é um projeto “integrado no programa de investimentos designado Ferrovia 2020”.

“A eletrificação da Linha do Algarve, será executada em duas empreitadas. A primeira é hoje lançada, correspondendo à eletrificação do troço entre Faro/Vila Real de Santo António, e posteriormente, será lançado o concurso para a eletrificação do troço entre Tunes/Lagos, com um valor também previsto de 23 milhões de euros”, adianta a IP.

O mesmo comunicado acrescenta que “a eletrificação da linha do Algarve compreende um investimento global de 65 milhões de euros, comparticipado pela UE [União Europeia], que engloba o desenvolvimento de estudos e projetos, a execução de duas empreitadas de eletrificação, a construção de uma subestação de tração elétrica em Olhão, ampliação da subestação de tração elétrica de Tunes, a execução de uma empreitada no troço Faro/Vila Real de Santo António de ‘Conceção/Execução para remodelação do sistema de energia das salas técnicas e reformulação de passagens de nível’, a execução de uma empreitada no troço Tunes/Lagos de ‘Conceção/Execução para remodelação do sistema de energia das salas técnicas e reformulação de passagens de nível’ e uma empreitada de trabalhos associados aos sistemas de telecomunicações ferroviárias”.

“A presente ação integrará a candidatura a submeter no âmbito do ‘COMPETE 2020’, com a designação ‘Empreitada de Eletrificação da Linha do Algarve no troço Faro/Vila Real de Santo António”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de cerca de 85 %”, conclui o comunicado em questão da IP.

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