Iniciativa Liberal assume que tem de preparar-se para eleições antecipadas

João Cotrim Figueiredo disse aos participantes na convenção do partido, realizada por videoconferência, que António Costa poderá aproveitar a oportunidade para provocar eleições caso acredite que isso beneficiaria o PS.

Mário Cruz/Lusa

O presidente e deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, avisou neste sábado que o partido deve estar preparado para a eventualidade de se realizarem eleições legislativas antecipadas e prometeu que a organização e profissionalização interna são também prioridades para 2021.

Na abertura da V Convenção Nacional, realizada por videoconferência, para eleger os novos órgãos, mas sem eleições para a presidência, Cotrim Figueiredo fez um balanço de um ano de mandato e traçou prioridades para 2021. “Os últimos meses têm produzido uma alteração do clima político, que deixou de tornar tão óbvio e provável que esta legislatura chegue até ao fim”, referiu, lembrando que “os partidos à esquerda do PS” fizeram reivindicações para aprovar o Orçamento do Estado.

“Tudo o que são exigências do Bloco de Esquerda ou do PCP não tendem a contribuir para um Portugal certamente mais liberal ou mais desenvolvido”, disse o deputado.

João Cotrim Figueiredo disse ainda que o primeiro-ministro, António Costa, é um homem de aproveitar as oportunidades, pelo que “se houver oportunidade de haver eleições antecipadas com benefício do PS, ele aproveitará”.

No seu discurso, o líder partidário admitiu que “nem tudo correu bem este ano”, assumindo responsabilidade por a Iniciativa Liberal não ter “fortalecido a sua organização interna a tempo de responder não só às enormes novas exigências que a representação parlamentar trouxe, como ao crescimento grande e acelerado” que o partido teve.

“Assumo um compromisso que no primeiro trimestre de 2021 será dada prioridade à organização interna, modernização e profissionalização do partido, até porque em 2021 temos de estar fortes, porque é um ano cheio de desafios”, sublinhou, recordando a realização das eleições presidenciais e das autárquicas.

Recomendadas

João Cotrim de Figueiredo no regresso do Clube dos Pensadores

Líder do Iniciativa Liberal está no Porto para o regresso do Clube dos Pensadores, um grupo de debate enraizado na sociedade civil por onde já passaram quase todos os líderes políticos nacionais.

Ministro da Saúde quer reinício das negociações com sindicatos ainda em outubro

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje em Coimbra que o regresso às negociações com os sindicatos dos médicos e enfermeiros “de outubro não passará”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários