O Iniciativa Liberal vai incluir no programa eleitoral para as eleições legislativas a proposta de uma taxa única de IRS de 15% para rendimentos acima de 650 euros. A proposta do partido liderado por Carlos Guimarães Pinto visa a simplificação fiscal, garantindo que “os melhores talentos ficam no país” e as empresas tenham uma maior facilidade em aumentar salários.

Caso consiga eleger deputados, o Iniciativa Liberal compromete-se a ir buscar uma medida que fez uma grande sucesso na Estónia: a criação de uma taxa única de IRS. O partido defende que o nível de isenção fiscal aumentaria “200 euros por cada filho ou 400 euros para famílias monoparentais” e seriam eliminadas parte das deduções e burocracias relacionadas com o preenchimento da declaração de IRS.

Na Estónia, a economia cresceu a mais do dobro do ritmo da portuguesa desde a introdução da taxa única sobre os rendimentos, tendo ultrapassado a de Portugal, em 2017. Outros países como a Irlanda e a Eslováquia também já optaram por sistemas com apenas duas taxas, o que, de acordo com os dados da Pordata, foi benéfico para o crescimento da economia dos países implicados.

“Com o argumento da progressividade, o que o actual sistema tem feito é impossibilitar as empresas de subir o salário líquido dos trabalhadores, impedindo assim a retenção dos melhores talentos no país e o crescimento da economia. Chegou a hora de mudar isso”, indica Carlos Guimarães Pinto.