[weglot_switcher]

Iniu, a startup de sumos congelados 100% naturais, já arrecadou 230 mil euros na Seedrs

A empresa dos ‘supersumos’ (em que basta só juntar água) tornou-se na primeira startup portuguesa de bebidas funcionais a financiar-se nesta plataformas de ‘equity crowdfunding’.
21 Abril 2018, 21h15

Podiam ser sumos normais, mas nem por isso. São congelados, 100% naturais e têm frutas, legumes e superalimentos (como gengibre, microalgas spirulina, açaí ou bagas goji). Basta abrir a embalagem e juntar água e estão prontos a consumir. A ideia de João Gouveia originou a criação da empresa Iniu, que este mês se tornou na primeira startup portuguesa de bebidas funcionais a financiar-se na plataforma de equity crowdfunding Seedrs.

Um ano após o lançamento, microempresa deu início a uma campanha de angariação de fundos para poder internacionalização e desenvolver novos produtos. A ronda de financiamento atingiu mais de 30% do objetivo só no primeiro dia e, no período de apenas duas semanas, a Iniu arrecadou 204.760 libras (cerca de 233.938 euros), o que corresponde a 41% do montante total desejado (500 mil libras, ou seja, aproximadamente 571.249 euros).

“Vamos continuar a desenvolver o projeto em Portugal mas também vamos internacionalizar a nossa marca e projeto, em primeiro para o Reino Unido e depois para o resto da Europa. Este ano já vamos participar em diversas feiras internacionais, em Londres, em Paris e na Alemanha”, disse ao Jornal Económico o fundador e CEO da Iniu.

João Gouveia confessa que, apesar de ser um mercado ainda “pouco maduro”, tem notado em Portugal uma “forte intenção de crescimento” nos produtos saudáveis e biológicos, confirmada pelas diversas aquisições e fusões no retalho. A seu ver, há um “crescente interesse por parte dos grandes operadores de retalho neste tipo de produtos”. “É com certeza um mercado promissor e que vai crescer muito nos próximos anos”, garantiu ao semanário.

Depois de, no ano passado, ter sido uma das 150 selecionadas para o “Road 2 Web Summit” e de ter o seu projeto no âmbito do PORTUGAL 2020 aprovado, a startup de sumos congelados [através de Criogenia Alimentar] trocará 12,5% do seu capital após a campanha, que avaliará a empresa em 4 milhões de euros.

“Neste momento a trabalhar em outros produtos que serão lançados oportunamente, sempre com uma grande atenção à qualidade dos produtos e ao método de produção utilizado, de forma a garantir que quem consome tem a garantia de terem sido produzidos com as melhores técnicas de conservação”, disse ainda João Gouveia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.