Inovação na hotelaria ao sabor do “Disruptive Hotel Concept Design”

A BlueShift – Achievers Make the Change está a lançar no mercado da hotelaria o “Disruptive Hotel Concept Design”, uma metodologia inovadora e única para desenvolvimento de conceitos hoteleiros, baseada na aplicação dos princípios da Blue Ocean Strategy.

SONY DSC

A metodologia “Disruptive Hotel Concept Design” compreende três fases: análise de informação de mercado, tendências de consumidor e avaliação de case-studies; desenvolvimento interno de draft de conceito; e workshop com o cliente para discussão, afinação e fecho do conceito.

A teoria Blue Ocean, desenvolvida pelos professores de Harvard W. Chan Kim e Renée Mauborgne, e que deu origem a um dos maiores best-sellers da literatura de gestão, incentiva as empresas a encontrarem um espaço competitivo inexplorado – “blue ocean” – que lhes permita fugir à concorrência indiferenciada e baseada no preço, obtendo, assim, níveis de rentabilidade superiores. O exemplo mais emblemático da aplicação deste princípio é o mundialmente conhecido “Cirque su Soleil”, que criou um conceito de showbusiness – ainda hoje sem concorrência – que junta componentes de um circo, um espetáculo de bailado e um Broadway show.

Segundo Filipe Santiago, managing partner da BlueShift Consulting, “o Disruptive Hotel Concept Design surge como resposta à constatação de que a maioria dos investidores hoteleiros não investe o suficiente no desenvolvimento conceptual das unidades, criando produtos indiferenciados e que, a prazo, estão condenados a competir em preço”. Para o responsável, “muitas vezes são-nos apresentados ótimos projetos de arquitetura e design de interiores, mas falta uma definição clara do target e uma identificação dos fatores que tornarão aquela experiência única. Algo que pode não ser um problema na fase atual de crescimento de mercado, mas que condicionará certamente a rentabilidade do ativo numa perspetiva de investimento a trinta anos”.

O “Disruptive Hotel Concept Design” foi já aplicado com sucesso em dois clientes da consultora: um projeto greenfield num terreno com características únicas a nível de localização e natureza, mas com fortes condicionantes ambientais; e um grupo líder no setor dos vinhos para o qual foi desenvolvido um plano estratégico abarcando iniciativas nas áreas de hotelaria, restauração, cultura e lazer.

Recomendadas

TAP: Serviços mínimos para greve abrangem países lusófonos e comunidades portuguesas

Os serviços mínimos para a greve dos tripulantes de cabine da TAP, marcada para quinta e sexta-feira, abrangem as regiões autónomas, os países lusófonos e zonas com emigrantes portugueses, segundo um acórdão hoje publicado.

Caixa realiza Simulacro anual no edifício Sede

“O exercício teve a participação de 3 mil pessoas que se encontravam no edifício à hora do simulacro”, diz a CGD.  

Sindicato diz que contraproposta de aumentos salariais da Altice fica aquém do pretendido

A proposta da Altice consiste num aumento de 2% para valores base abaixo de 1.300 euros, garantindo um vencimento mínimo de 800 euros e de 1% para valores base entre os 1.300 euros e os 2.300 euros.
Comentários