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InovCluster levou 60 empresas portuguesas do agroalimentar a Barcelona

Em parceria com a PortugalFoods, a InovCluster organizou a participação de cerca de 60 empresas portuguesas na 22ª edição da Alimentaria Barcelona.
25 Abril 2018, 17h59

A InovCluster repetiu este ano, de 16 a 19 de abril, a presença na Alimentaria Barcelona, numa das maiores montras europeias do setor agroalimentar.

Em parceria com a PortugalFoods, a InovCluster organizou a participação de cerca de 60 empresas portuguesas na 22ª edição da Alimentaria Barcelona e “assumiu-se como uma verdadeira plataforma de internacionalização, potenciando inúmeros contactos bilaterais entre empresas e potenciais compradores”, de acordo com um comunicado.

Este é um dos maiores eventos europeus do sector que decorre a cada dois anos, reunindo profissionais não só do país vizinho, mas também de toda a Europa, Africa e América Latina, agregando mais de quatro mil expositores, com expetativas acima de 150.000 visitantes, constituindo uma importante porta de entrada nos mercados europeus e mundial.

“Em exposição estiveram produtos alimentares, hortícolas e bebidas de todo o mundo, esperando a InovCluster com esta iniciativa, possibilitar aos empresários oportunidades e resultados junto dos visitantes e compradores de mais de 70 países, entre os quais Argentina, Alemanha, Equador, Bélgica, Holanda, China e Rússia, entre outros”, destaca o referido comunicado.

Cláudia Domingues Soares, presidente da Inovcluster, destaca “a importância da sinergia de atuação da Inovcluster e da PortugalFoods ao nível do alinhamento da estratégia de promoção do setor agroalimentar” e acrescenta que “a Inovcluster vai continuar a apoiar as empresas na internacionalização dos seus produtos, atuando como uma plataforma dinamizadora do setor agroindustrial português”.

Para Ricardo Gomes, diretor-geral da Lacto Serra, este evento foi muito produtivo em relação à angariação de novos contatos, conhecimento das tendências do mercado espanhol.

Por seu turno, Joana Leão, técnica da ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, refere que o certame tem sido uma ótima experiência, permitindo a oportunidade de dar a conhecer os queijos de Serpa internacionalmente.

Lívia Novais, da Pessoa Wines, empresa jovem produtora de vinhos com sede em Castelo Branco, salienta que a feira tem grande potencial e pode vir a ajudar a empresa no mercado espanhol, divulgando a marca, permitindo obter novos contactos.

Nuno Jorge, ‘sommelier’ da Cacao Divine, diz que a Alimentaria é uma das melhores feiras internacionais, onde conseguem reunir contactos não só para o mercado espanhol, mas para todo o mundo.

A plataforma B2B (‘business-to-business’) estabelecida é muito importante pelo facto de permitir reuniões com importadores de diversas nacionalidades, adianta este responsável.

Já Filipe Simões, diretor executivo da Frueat, considera que este certame constitui um momento estratégico para que o mercado português e espanhol sejam vistos como um único mercado, o ibérico.

Esta participação das empresas do setor agroalimentar português na Alimentaria Barcelona insere-se no Projeto Conjunto de Internacionalização 2016/18, financiado pelo COMPETE 2020 e aposta numa lógica de continuidade naqueles que têm sido os mercados alvo do trabalho de internacionalização da InovCluster.

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