[weglot_switcher]

INSA nega que existam casos da nova variante de Covid-19 fora da Madeira

“Estamos a perseguir esta variante no país. Não temos indicação de que haja a nova variante em Lisboa, apesar de se ter noticiado a existência de um caso na capital”, realçou este investigador do INSA.
  • José Coelho/Lusa
29 Dezembro 2020, 15h35

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) confirmou esta terça-feira, através do investigador João Paulo Gomes, que não foi detetado qualquer caso referente à nova estirpe da Covid-19 fora da Região Autónoma da Madeira, onde foram detetados 18 infetados com a nova estirpe.

“Estamos a perseguir esta variante no país. Não temos indicação de que haja a nova variante em Lisboa, apesar de se ter noticiado a existência de um caso na capital”, realçou este investigador.

A propósito desta nova variante genética, João Paulo Gomes sublinhou esta estirpe “gerou grande preocupação” devido à mesma apresentar mutações: “Potenciavam a ligação do vírus às nossas células e há uma potencial ligação na perda com os nossos anticorpos”.

Para a deteção desta nova variante, o INSA está a seguir duas pistas: histórico de viagens ao Reino Unido e o facto de se constatar que testes por vezes falham um dos alvos que determina a deteção do vírus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.