INSA nega que existam casos da nova variante de Covid-19 fora da Madeira

“Estamos a perseguir esta variante no país. Não temos indicação de que haja a nova variante em Lisboa, apesar de se ter noticiado a existência de um caso na capital”, realçou este investigador do INSA.

José Coelho/Lusa

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) confirmou esta terça-feira, através do investigador João Paulo Gomes, que não foi detetado qualquer caso referente à nova estirpe da Covid-19 fora da Região Autónoma da Madeira, onde foram detetados 18 infetados com a nova estirpe.

“Estamos a perseguir esta variante no país. Não temos indicação de que haja a nova variante em Lisboa, apesar de se ter noticiado a existência de um caso na capital”, realçou este investigador.

A propósito desta nova variante genética, João Paulo Gomes sublinhou esta estirpe “gerou grande preocupação” devido à mesma apresentar mutações: “Potenciavam a ligação do vírus às nossas células e há uma potencial ligação na perda com os nossos anticorpos”.

Para a deteção desta nova variante, o INSA está a seguir duas pistas: histórico de viagens ao Reino Unido e o facto de se constatar que testes por vezes falham um dos alvos que determina a deteção do vírus.

Recomendadas

Covid-19: Índice de transmissão do vírus volta a subir para os 1,06 em Portugal

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 voltou a subir em Portugal para os 1,06 e todas as regiões estão com este indicador acima do limiar de 1, indicou hoje o Instituto Ricardo Jorge (INSA).

Crise vai sentir-se no sector automóvel, mas pode ser uma oportunidade para Portugal?

O atual cenário de inflação e aumento de custos energéticos soma-se às fragilidades já conhecidas dos fabricantes decorrentes da pandemia. Como vão as empresas – e o país – contornar os desafios mantendo o foco na descarbonização? Saiba tudo na JE Talks, esta quinta-feira, às 17h00.

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.
Comentários