[weglot_switcher]

Instagram vai voltar a ter um feed organizado cronologicamente em 2022

Segundo um responsável da plataforma, há meses que a empresa tem estado a trabalhar numa nova versão desta funcionalidade.
12 Dezembro 2021, 20h28

Segundo um responsável do Instagram, a empresa está a planear o regresso do feed cronológico para o ano que vem, passados mais de cinco anos desde ter sido descontinuado. Em declarações ao senado americano no âmbito das audições sobre a segurança dos jovens no Instagram, Adam Mosseri disse que apoia “dar às pessoas a opção de terem um feed ordenado cronologicamente.”

“Estamos neste momento a trabalhar numa versão de um feed cronológico que deve chegar durante o próximo ano”, disse Mosseri. Não foram partilhados mais detalhes sobre o funcionamento deste feed, mas deve chegar no primeiro trimestre do próximo ano.

O (re)lançamento de uma opção de organização cronológica do feed do Instagram, é uma volta de 180 graus para esta rede social, que, desde o lançamento, sempre defendeu o feed algorítmico, apesar das queixas dos utilizadores e teorias de conspiração que circulam à cerca da forma como as publicações são ordenadas nos feeds dos utilizadores. Num artigo publicado em Junho, Mosseri afirmou que a existência de feed ordenado cronologicamente “impediria a maioria das pessoas de verem tudo e muito menos o que é importante para elas”.

Em 2016, ano em que foi lançado o feed algorítmico, Mosseri disse que a existência do feed cronológico fez com que as pessoas não vissem a maioria das suas publicações, como justificação das alterações ao feed, feitas pelo Instagram.

Desde essa altura, o Instagram tem sido cada vez mais escrutinado sobre a forma como os seus algoritmos ordenam e sugerem conteúdos, principalmente no caso dos utilizadores mais novos. O Congresso dos Estados Unidos tem estado a debater legislação para tentar controlar os sistemas de ordenação e sugestão de conteúdos das redes sociais.

Ao mesmo tempo, o Instagram está a testar actualmente uma outra alteração ao feed: a adição de uma funcionalidade ao feed principal de “publicações sugeridas” feitas por contas que o utilizador não siga. Recentemente também foram descobertas novas formas de ordenar o que aparece no feed, com os modos ‘Home’, ‘Favorites’ e ‘Following’.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.