Instituto ifo: Situação das fabricantes de automóveis alemãs deteriora-se em julho

O Ifo diz ainda que a carteira de encomendas dos fabricantes de automóveis diminuiu, caindo para 29,0 pontos negativos, depois de ter atingido mais 8,2 pontos em Junho. Os fabricantes também reduziram a sua produção, de 15,4 pontos para 0,2 pontos.

No final do ano passado, a administração da Autoeuropa anunciou a intenção de avançar unilateralmente com um novo horário que prevê o trabalho aos sábados, após a rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com duas Comissões de Trabalhadores. Esta decisão foi contestada pela CT e pelos sindicatos.

A situação comercial dos fabricantes alemães de automóveis deteriorou-se em julho, com o indicador a cair para 20,5 pontos, contra 22,4 pontos em junho. Este é o resultado do último inquérito do instituto Ifo.

“Os fabricantes de automóveis parecem ter ficado sem opções para transmitir aos consumidores os custos crescentes dos materiais”, diz Oliver Falck, diretor do Centro de Organização Industrial e Novas Tecnologias da Ifo em comunicado. As expectativas de preços caíram para 38,6 pontos, contra 73,1 pontos em junho.

O Ifo diz que a carteira de encomendas dos fabricantes de automóveis diminuiu, caindo para 29,0 pontos negativos, depois de ter atingido mais 8,2 pontos em junho. Os fabricantes também reduziram a sua produção, de 15,4 pontos para 0,2 pontos.

“As preocupações sobre uma possível escassez de gás e a continuação da economia chinesa debilitada pela pandemia como um mercado internacional chave estão a prejudicar os negócios futuros dos fabricantes de automóveis”, diz Falck. As expectativas de negócios deterioraram-se, caindo de mais 10,1 pontos em junho para menos 6,5 pontos em julho.

Os fornecedores também continuam pessimistas quanto ao futuro. “Qualquer racionamento de gás afetaria duramente os fornecedores, especialmente quando se trata de produtos intermédios intensivos em energia para os fabricantes”, diz Falck.

Os fornecedores esperam reduzir ainda mais a sua produção. Este indicador desceu para -14,9 pontos, contra -6,8 pontos em junho.

As expectativas de preços dos fornecedores mantiveram-se moderadas em 62,8 pontos, ligeiramente abaixo dos 64,9 pontos registados em junho, conclui a nota.

Recomendadas

PremiumGestores bancários sem tarimba a gerir períodos inflacionários

Estudo sobre o sector bancário europeu feito pela consultora estratégica Oliver Wyman considera que as instituições financeiras podem não estar preparadas para os impactos do aumento da inflação e do abrandamento da economia na atividade.

Alojamento local em expansão no Douro ajuda a diversificar oferta turística

O alojamento local no Douro está em expansão e contribui para a diversificação da oferta turística neste território, existindo atualmente 714 unidades em atividade.

TAP nega acusação do sindicato dos pilotos e diz que gasta menos com alugueres face a 2018 e 2019

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou, esta quarta-feira, a gestão da TAP de “desperdiçar” as receitas do verão com “milhões de erros” ao longo do ano, como a contratação externa de serviços.
Comentários