[weglot_switcher]

“Insustentáveis”: Comissão Europeia critica condições dos refugiados nas ilhas gregas

Milhares de refugiados sofrem com as temperaturas negativas. Governo grego está a ser fortemente criticado.
  • Alkis Konstantinidis/Reuters
9 Janeiro 2017, 19h32

Comissão Europeia classificou como “insustentáveis” as condições de milhares de refugiados que permanecem em tendas apesar das temperaturas negativas, nas ilhas gregas e em outros campos de acolhimento.

Temperaturas severas e fortes nevões têm atingido diversas regiões da Grécia e em algumas zonas do país foi mesmo declarado estado de emergência.

Giorgos Kyritsis, porta-voz do comité de crise sobre imigração do governo grego, afirmou que um máximo de mil pessoas permanecem alojadas em tendas nas ilhas, citado pela Lusa. O governo tem sofrido várias críticas por não ter garantido alojamento adequado, quando as condições meteorológicas foram antecipadamente conhecidas.

“Os preparativos para o inverno destinados aos migrantes e refugiados retidos nas ilhas gregas falharam, apesar das declarações do Governo grego sobre a adoção e conclusão com sucesso de medidas relevantes”, apontou a organização Médicos sem Fronteiras, segundo a Lusa.

Comissão Europeia já afirmou que está a “fazer o máximo para apoiar as autoridades gregas face às preocupações relacionadas com os centros de receção [para migrantes] e as necessidades humanitárias no terreno”, citada pela Lusa. No entanto, sublinharam que “as autoridades gregas têm a primeira e principal responsabilidade em assegurar adequadas condições de acolhimento e a gestão dos centros de refugiados na Grécia”.

Já a Associated Press (AP) noticiou que no norte da Grécia, a maioria dos refugiados foram transferidos dos campos de acolhimento para hotéis e outras estruturas, mas alguns ainda permanecem em tendas, segundo alguns refugiados citados pela agência.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.