[weglot_switcher]

Integração: nova ferramenta vai ajudar migrantes no mercado de trabalho

Por ocasião do Dia Mundial dos Refugiados, a Comissão Europeia lançou uma ferramenta para definição de perfis de competências dos nacionais de países terceiros. Esta visa os centros de acolhimento, serviços de integração, serviços públicos de emprego e outras organizações.
  • Brendan McDermid/REUTERS
20 Junho 2017, 12h59

Trata-se de um editor Web, on e offline, que permitirá aos nacionais de países terceiros apresentar, de forma compreensível, as respetivas competências, qualificações e experiências a empregadores, prestadores de ensino e formação e organizações que trabalham com migrantes em toda a União Europeia.

A ferramenta de definição de perfis da UE é uma das 10 ações anunciadas na Nova Agenda de Competências para a Europa. Um ano após o lançamento da Nova Agenda de Competências, a Comissão empreendeu já um conjunto de ações vitais relacionadas com a melhoria dos níveis de competências e um aproveitamento mais eficaz das competências existentes na Europa.

Este editor Web visa assim solucionar o problema da não correspondência entre competências e empregos dos cidadãos de países terceiros, ajudando também as pessoas altamente qualificadas – que poderão precisar de ajuda para ver reconhecidas as suas qualificações – e as que possuem poucas qualificações e têm, por isso, necessidades de educação e formação para obter as competências de que o mercado de trabalho carece. Além disso, no caso de alguns dos cidadãos de países terceiros, também a falta de conhecimentos da língua do país de acolhimento pode prejudicar a integração no mercado de trabalho; a ferramenta de definição de competências ajudará a identificar estas lacunas.

Vem ainda complementar outros instrumentos destinados a assegurar a transparência de competências, como o Europass e o Quadro Europeu de Qualificações, que foram revistos no quadro da Nova Agenda de Competências de forma a possibilitar a empregadores, prestadores de ensino e formação e autoridades relevantes a comparação das qualificações nacionais, tanto a nível da UE como internacionalmente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.