Inteligência Artificial na contratação pública junta Tribunal de Contas e OCDE

Portugal é o primeiro país europeu a participar neste projeto da OCDE que vai ser lançado Projeto esta segunda-feira, 30 de janeiro, em Lisboa.

O Tribunal de Contas e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com o apoio da Comissão Europeia, lançam na próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, o projeto de utilização da Inteligência Artificial ao serviço da contratação pública. Portugal é o primeiro país europeu a participar neste projeto da OCDE.

A iniciativa vai ser assinalada numa conferência conjunta, que terá lugar na segunda-feira, no auditório do Tribunal de Contas.

O projeto visa conceber um modelo de tratamento em tempo real do volume massivo de dados sobre contratos públicos existentes no Tribunal de Contas e em entidades estratégicas da Administração Pública, como o Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), com recurso a algoritmos e, em geral, à Inteligência Artificial.

 

Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.
Comentários