Interessados na TAP têm de apresentar propostas até 15 de maio

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou hoje o dia 15 de maio como data limite para que os interessados na privatização da TAP entreguem as respetivas propostas para a aquisição da transportadora aérea nacional. O anúncio foi feito no parlamento durante uma interpelação ao Governo por parte do Bloco de Esquerda sobre […]

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou hoje o dia 15 de maio como data limite para que os interessados na privatização da TAP entreguem as respetivas propostas para a aquisição da transportadora aérea nacional.

O anúncio foi feito no parlamento durante uma interpelação ao Governo por parte do Bloco de Esquerda sobre a destruição da oferta pública de transportes.

“15 de maio marca a data para a entrega de propostas vinculativas [para a aquisição da TAP]”, disse Sérgio Monteiro, acrescentando que está disponível, a partir de hoje, o portal virtual acessível a todos os potenciais interessados na TAP, numa lógica “concorrencial e de transparência”.

O secretário de Estado dos Transportes reafirmou que o processo de privatização da companhia aérea nacional está a ser feito em nome “do futuro” da TAP e dos seus trabalhadores.

“Nós (…) temos a experiência no processo anterior da TAP, que, o caderno de encargos exigente deu origem a uma decisão de não privatizar, e o mesmo eventualmente acontecerá agora se os termos do caderno de encargos não forem cumpridos”, sublinhou o Secretário de Estado.

O governante confirmou ainda aos deputados que hoje “foi aberta a plataforma digital de carregamento dos documentos para o processo de privatização da TAP, como está já publicado em Diário da República o despacho que marca a data de entrega de propostas vinculativas: e essa data é 15 de maio”.

Sérgio Monteiro explicou o que, na prática, representa esta nova fase, a qual demonstra o claro objetivo deste Governo em avançar com o processo de privatização da TAP.

“Isto é, até 15 de maio, os concorrentes têm a possibilidade de aceder eletronicamente aos documentos, numa lógica de concorrência e de transparência, porque todos os documentos estão acessíveis a todos os concorrentes. E têm até 15 de maio para apresentar a sua proposta. Isto significa que queremos dar rumo, futuro e asas à TAP para voar”, sustentou Sérgio Monteiro.

OJE/Lusa

Recomendadas

Sete mil rolhas de cortiça recolhidas em feira de vinho viram objetos decorativos

Iniciativa partiu da APCOR e ViniPortugal e envolveu as empresas portuguesas que participaram na ProWein, em Dusseldorf. Designer Irena Übler vai agora reutilizar as rolhas, transformando-as em peças de decoração.

Empresas exigem estratégia para o transporte ferroviário de mercadorias

Para Miguel Rebelo de Sousa, diretor-executivo da Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias, “não basta fixar metas”, é preciso saber como se vão atingir os objetivos.

Grupo WinProvit tem novo CEO: Frederico Paiva

O gestor de 46 anos, é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e era até à data responsável pela área internacional.