[weglot_switcher]

Invasão da Ucrânia leva investidores a retirarem 6,7 biliões de dólares das ações europeias na última semana

Invasão russa da Ucrânia coloca em causa recuperação da economia europeia e torna mais provável um cenário de “estagflação”, com crescimento baixo e inflação alta, levando a uma retirada massiva de capitais investidos em fundos de ações europeias, dizem analistas citados pelo “Financial Times”.
5 Março 2022, 16h59

Nos últimos dias teve lugar uma saída massiva dos fundos de ações europeias, noticia o “Financial Times”, com base em dados recolhidos pelo Bank of America (BofA).

No total, foram retirados 6,7 biliões de dólares na semana terminada a 2 de março, o valor mais elevado dos últimos cinco anos.

Segundo os analistas ouvidos pelo jornal britânico, esta retirada de fundos explica-se pela invasão da Ucrânia pela Rússia, que torna “altamente provável” um cenário de “estagflação” na Europa, isto é, uma combinação de crescimento baixo e inflação alta. “A estagflação parece altamente provável”, disse Michael Hartnett, chief investment strategist at BofA, numa nota divulgada na sexta-feira, citada pelo “FT”.

Na sexta-feira, 3 de março, as principais bolsas europeias fecharam com quedas superiores a 4%, pressionadas pelos receios de agravamento do conflito na Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.