[weglot_switcher]

Investidores acreditam que Fed vai subir taxas de juro após pausa de junho

Vários membros da Fed insistem na necessidade de continuar com o processo de endurecimento da política monetária nos Estados Unidos, o que levou os investidores a apostarem em mais duas datas para a subida das taxas de juro até ao fim do ano.
27 Maio 2023, 11h43

A Reserva Federal (Fed) antecipou uma pausa no aumento das taxas de juro nas próximas reuniões. No entanto, a entidade não descartou novas subidas até ao fim do ano.

Na última reunião, a 3 de maio, a Fed apontou que não irá aumentar as taxas até junho mas que, como a inflação continua elevada (mais 4,9% em abril em relação ao ano anterior), deixa a porta aberta para eventuais subidas.

De acordo com o “El Economista”, vários membros da Fed insistem na necessidade de continuar com o processo de endurecimento da política monetária nos Estados Unidos, o que levou os investidores a colocar a hipótese de um aumento adicional em cima da mesa.

James Bullard, presidente do Banco Federal de St. Louis, já atirou os dados: mais dois aumentos até ao fim do ano. “Estou a pensar em mais dois aumentos este ano, mas não sei em que momento vão acontecer”, apontou Bullard, adiantando que, na sua opinião, é melhor subi-las agora do que mais tarde, quando já se verificar uma crise económica.

Assim, na próxima reunião a 14 de junho não estão previstos novos aumento, mas tudo poderá mudar na reunião de julho, com o mercado a apontar uma subida de 25 pontos-base. A 20 de setembro e 1 de novembro a Fed faz uma pausa, podendo regressar às subidas a 13 de dezembro e 31 de janeiro, com 25 pontos-base nas duas datas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.