[weglot_switcher]

Investigação da SEC à Binance provoca queda de 10% da Binancecoin e 5% da Bitcoin

O processo da SEC contra a maior exchange de criptomoedas do mundo é supostamente devido a violações das leis de valores mobiliários dos Estados Unidos.
5 Junho 2023, 23h15

A Binancecoin perde quase 10% e Bitcoin cai mais de 5% devido aos problemas da exchange Binance nos EUA. Os analistas da XTB comentam que “as criptomoedas estão claramente em queda”.

A Bitcoin e a Binancecoin (BNB) tombaram após a SEC anunciar processos contra a Binance e Changpeng Zhao, conhecido como CZ (fundador e CEO da Binance).

“A Bitcoin está a perder mais de 5%, e a Binance Coin caiu quase 10% após a notícia de que a SEC estava a planear processar a maior exchange de criptomoedas, a Binance, devido a irregularidades entretanto descobertas”, segundo os analistas da corretora XTB.

A Binance é acusada de violar os regulamentos do mercado de valores mobiliários, realizar vendas de valores mobiliários não registados (a SEC considera as criptomoedas como valores mobiliários) e operar uma exchange não registada nos Estados Unidos.

Além disso, a SEC terá indicado que a exchange estava a gerir os fundos dos seus clientes, incluindo a transferência secreta de fundos para uma entidade controlada pelo fundador da empresa, detalha a XTB.

“É importante notar que esta não é a primeira vez que as autoridades americanas processam a Binance”, lembra a corretora que acrescenta que a norte-americana CFTC (Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities) já tinha tomado medidas semelhantes.

“É provável que os Estados Unidos queiram impedir investimentos em criptomoedas através da exchange Binance o mais rapidamente possível”, antevêem os analistas.

“Em resposta a estes relatórios, estamos a assistir a quedas significativas nas criptomoedas e, acima de tudo, a uma quebra da recente tendência lateral. Como podemos ver, os sentimentos positivos no mercado de ações dos EUA ou no mercado de commodities não têm mais um impacto positivo nas criptomoedas”, constata a XTB.

A corretora revela que a Binancecoin está no seu nível mais baixo desde o início de Março, tal como a Bitcoin. “Por outro lado, estamos a assistir a novas subidas no US100”, diz a XTB.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.