Investigador do Técnico recebe bolsa europeia para estudar redes neuronais artificiais

André Martins quer apresentar soluções para alguns problemas fundamentais do processamento de linguagem natural (NLP). O seu campo de estudo são redes neuronais artificiais aplicadas ao processamento de linguagem natural

Investigador André Martins Foto: DR

O investigador André Martins vai receber uma European Research Council Consolidator Grant 2023 – ERC CoG para estudar redes neuronais artificiais aplicadas ao processamento de linguagem natural.

O projeto intitula-se DECOLLAGE (DEep COgnition Learning for LAnguage GEneration) e visa apresentar soluções para alguns dos problemas fundamentais do processamento de linguagem natural (NLP), recorrendo a uma metodologia interdisciplinar inovadora que combina ferramentas de inteligência artificial, modelação esparsa, neurociência e ciências cognitivas.

“Os modelos existentes de aprendizagem profunda para o processamento de linguagem natural (NLP – Natural Language Processing) apesar de terem, por vezes, um bom desempenho, são ainda pouco fiáveis e até enganadores: são incapazes de generalizar corretamente para novos domínios, não tiram partido de informação contextual, estão descalibrados, e a sua memória não é rastreável”, explica. “Estas limitações decorrem das suas arquiteturas monolíticas, as quais funcionam razoavelmente em tarefas de perceção, porém, revelam-se desajustadas em tarefas cognitivas”.

O investigador tem a expectativa de que este projeto permita “avançar mais um passo no grau de problemas a resolver, colmatando as limitações dos atuais sistemas e tornando possível a humanos e máquinas comunicarem eficazmente e trabalharem colaborativamente para resolver problemas cada vez mais complexos”.

Para reforçar a interdisciplinaridade e maximizar o impacto tecnológico deste projeto, estão igualmente planeadas colaborações com neurocientistas e com uma empresa na indústria de tradução,
respetivamente a Fundação Champalimaud e a Unbabel.

André Martins é investigador do Instituto de Telecomunicações, vice-Presidente da AI Research na Unbabel, professor Associado do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, e alumnus do programa CMU Portugal.

Em 2017 conquistou uma ERC Starting Grant, no montante de 1,4 milhões de euros.

O European Research Council (ERC) apoia e financia projetos pioneiros e investigadores em etapas progressivas na carreira. A ERC Consolidator Grant destina-se a investigadores em fase de consolidação de equipa, com valor de 2 milhões de euros, para cinco anos.

Recomendadas

Da Nuvem ao metaverso. Os próximos passos do sector

Inteligência artificial, metaverso, nuvem, sustentabilidade e diversidade. São cinco as grandes tendências da consultoria para os próximos meses, até final de 2023.

Lançada em Macau bolsa de valores blockchain para pequenas empresas chinesas

Foi lançada uma nova bolsa em Macau baseada em tecnologia blockchain. O objetivo? Ajudar micro e pequenas empresas chinesas a atrair investimento estrangeiro.

Activision valoriza acima de 5% com a Microsoft mais próxima de concretizar compra

Os títulos da produtora de videojogos estiveram em alta na sessão desta sexta-feira, depois de o regulador do Reino Unido ter colocado de parte os principais receios sobre o negócio poder reduzir a concorrência existente no mercado, o que resultaria num aumento dos preços.
Comentários