Investigadores do CEB explicam como a ciência pode ajudar a melhorar a vida dos cidadãos

A CEB Talk, que se realiza este sábado, marca o arranque das celebrações da Semana da Ciência e Tecnologia promovida a nível nacional pelo projeto Ciência Viva.

A natureza, os vírus bons, os protozoários e como a ciência utiliza estes e outros recursos para melhorar a vida dos cidadãos. É este o mote para a CEB Talk, promovida pelo Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho que tem como objetivo dar a conhecer a investigação científica e os seus resultados, de forma descomplicada, junto do público em geral.

O evento acontece já este sábado, dia 19 de novembro, no Museu Nogueira da Silva, a partir das 17h00 e marca o arranque da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida a nível nacional pelo projeto Ciência Viva, à qual o CEB adere há vários anos. A Semana tem também como objetivo celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala, há 26 anos, a 24 de novembro.

Este sábado, três investigadores do CEB vão dar a conhecer os resultados dos seus projetos e o impacto do trabalho realizado para o dia a dia de todos. Carla Silva vai abordar o tema “Da Natureza para a Têxtil e Cosmética”. Segue-se uma conversa com Sílvio Santos, sobre os “Vírus bons para combater as consequências dos vírus maus”. Com o assunto “Os protozoários, os colaboradores esquecidos das ETARs”, Ana Nicolau encerra esta tarde de partilha de conhecimento.

Além da CEB Talk, o Centro de Engenharia Biológica preparou sete dias de atividades destinadas a levar o mundo científico junto de públicos escolares e do público em geral. Para encerrar esta
semana de iniciativas, realiza-se, no próximo dia 26 de novembro, o Open Day que permitirá a toda a comunidade ver de perto a investigação que o CEB desenvolve. O Centro estará de portas
abertas das 9h30 às 17h30 e preparado para receber os diversos visitantes que queiram ver por dentro os laboratórios desta unidade de investigação da Universidade do Minho. As atividades
são gratuitas, mas algumas requerem inscrição obrigatória.

Recomendadas

Faculdade de Medicina e Hospital Militar do Porto criam centro para otimizar formação

“O acordo é em prol do ensino, da investigação e da inovação em medicina”, afirmou, em declarações à agência Lusa, o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira.

Projeto nacional lançado em Coimbra vai desenvolver marcas territoriais

O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School lançaram hoje o Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que visa mapear, reconhecer e implementar as melhores práticas ao nível da gestão de marcas no território nacional.

Portugal: 64% dos profissionais esperam receber aumento salarial acima da inflação em 2023

A maior parte dos profissionais espera ter aumento salarial no próximo ano, revela a pesquisa da Robert Walters, agora divulgada.
Comentários