Investimento da China em robótica está a mudar o capitalismo

Os analistas Michael W. Parker e Alberto Moel afirmam que as duas novas tendências se prendem com a ascensão da robótica e a modernização da economia chinesa.

Os analistas da gestora de investimentos Bernstein acreditam que a “era da industrialização está a chegar ao fim”, com robots dispostos a destruir empregos no setor da manufatura segundo divulga o Business Insider.

A revolução industrial aconteceu teve lugar há muitos anos e os empregos na indústria transformadora fazem parte de uma minoria empregadora no Ocidente. No entanto, Bernstein argumenta que a natureza do capitalismo está a atravessar uma mudança fundamental.

Os analistas Michael W. Parker e Alberto Moel afirmam que as duas novas tendências prendem-se com a ascensão da robótica e a modernização da economia chinesa.

“A automatização está a tornar a atividade de fabrico mais barata e menos intensiva em termos de mão-de-obra. A desigualdade salarial nos mercados em desenvolvimento vai aumentar quando para se trabalhar tiver de se competir com outros sindicalizados”.

O argumento central dos analistas é o de que os empregos nesta indústria de manufaturação estão efetivamente a desaparecer, substituindo-se pessoas por robots.

A China lidera o caminho mas a tendência é global, o que significa que promessas como as de Donald Trump relativas a trazer as indústrias ultramarinas de volta para os EUA, podem não ser tão vantajosas para os trabalhadores como se pensava.

Recomendadas

Mercado Automóvel em Portugal cai 34,7% até setembro

Apesar do mercado automóvel ter caído entre janeiro e setembro, foram matriculados mais 12,8% automóveis no mês passado do que em período homólogo de 2021.

Medidas de apoio à inflação agravam endividamento das empresas e dinâmica inflacionista, alerta Fórum para a Competitividade

O think-tank critica as opções do Governo para o apoio a famílias e empresas face à subida generalizada de preços, sugerindo, ao invés, que haja uma dispensa do pagamento por conta no IRC, que o Estado pague as suas dívidas a fornecedores e que se acelere o investimento.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários