[weglot_switcher]

Investimento direto estrangeiro alcança 630 milhões à boleia do imobiliário (com áudio)

O investimento direto estrangeiro em Portugal alcançou os 630 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, devido, sobretudo, a “investimento imobiliário realizado por não residentes em Portugal”, indica o Banco de Portugal.
29 Maio 2023, 11h13

O investimento direto estrangeiro em Portugal alcançou os 630 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

“Este valor correspondeu sobretudo a investimento imobiliário realizado por não residentes em Portugal”, indica o regulador, acrescentando que, “em termos geográficos, destacou-se o investimento realizado por investidores residentes em países europeus”.

Neste período, o stock de investimento direto estrangeiro em Portugal (IDE) era de 172 mil milhões de euros (70% do PIB), e o stock de investimento direto de Portugal no exterior (IPE) totalizava 63 mil milhões de euros (26% do PIB).

“Ambos os stocks têm aumentado desde 2008, embora a ritmos diferentes: o IDE mais do que duplicou entre 2008 e o primeiro trimestre de 2023, enquanto o IPE cresceu 18%”, refere o Banco de Portugal.

Os dados mostram ainda que os Países Baixos eram o país em que Portugal mais investia no primeiro trimestre de 2023, com um stock de investimento direto de 17,8 mil milhões de euros, seguidos de Espanha e Brasil. A União Europeia concentra mais de metade do IPE português.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.