[weglot_switcher]

Investimento em construção apresentou o maior crescimento dos últimos 15 anos

O investimento em construção registou no primeiro trimestre deste ano uma variação positiva de 8,5% face ao período homólogo do ano passado, o que representa o maior aumento desde 2002 e o segundo maior desde o ano 2000.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
6 Junho 2017, 07h15

Segundo o Instituto Nacional de Estatística – INE, também em relação ao trimestre anterior verificou-se um crescimento de 5%, valor que compara com crescimentos de 0,6% no consumo privado e de 3,1% das exportações.

Ainda de acordo com os dado estatísticos divulgados, a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário reforça o papel decisivo do investimento em construção – que representa 50,5% do investimento total da economia – os quais também se estão a traduzir numa evolução bastante positiva ao nível do emprego assegurado pelo setor, verificando-se, também neste primeiro trimestre do ano e em termos homólogos, a criação líquida de 23.045 postos de trabalho.

A CPCI considera que estes indicadores são o reflexo da estabilização da atividade e, em grande medida, da capacidade de atração de investimento privado, sobretudo para o mercado imobiliário nacional. Para Reis Campos, presidente da Confederação, “este é um momento que tem de ser aproveitado para consolidar o tecido empresarial e a criação de emprego e dinamizar os domínios estratégicos que estão identificados como fundamentais para garantir os níveis de crescimento sustentado que o país necessita. À reabilitação urbana, ao investimento estrangeiro em imobiliário nacional e ao investimento empresarial, deve juntar-se o necessário investimento público, que continua a níveis historicamente reduzidos e é essencial para dinamizar o investimento privado”.

A criação dos mecanismos de apoio ao financiamento, com destaque para o Programa “Casa Eficiente”, que tem como parceiro a CPCI, o correto aproveitamento do Portugal 2020 e dos restantes fundos europeus, como o Plano Juncker e o Mecanismo Interligar Europa, garantir a eficácia dos nossos instrumentos de captação de investimento estrangeiro, como o Programa dos Vistos Gold e o Regime de Tributação de Residentes Não Habituais, são passos decisivos que, de acordo com a CPCI, têm agora de ser concretizados e implementados no terreno. Reis Campos assegura que a “exemplo do que se está a passar na generalidade das economias, o setor da construção e imobiliário é fundamental para a manutenção dos resultados obtidos, traduzindo-se em efetivas melhorias da competitividade e da coesão social e territorial do nosso país”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.