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Investimento em publicidade na Internet deve superar TV em 2017

Estimativas apontam para um decréscimo do investimento publicitário nos media tradicionais. Por sua vez, o digital é a aposta futura.
17 Fevereiro 2017, 12h05

Pela primeira vez, a internet ultrapassa a imprensa e atinge o segundo lugar como o media com maior investimento em publicidade, 583,6 milhões contra os 519,8 milhões respetivamente, de acordo com a estimativa do relatório Índice de Inversión Publicitaria (i2P), realizado pela empresa espanhola especialista em análise e controlo da eficácia publicitária, Arce Media.

Segundo informações avançadas pelo diário espanhol “Ecoteuve.es”, o crescimento dos media digitais situa-se nos 8,2%. Por outro lado, a imprensa regista uma percentagem de 7,3%. A rádio fechou 2016 com um investimento de 390,8 milhões, uma quota de 9,3%. Em 2017, a previsão é um crescimento de 1,6%.

Quanto às revistas, as estimativas apontam para um decréscimo de 1,3%. Contudo, no cinema, o investimento em publicidade crescerá 5,2% em 2017, passando de 28,8 milhões para 30,3 milhões.

Em 2017, a televisão receberá mais de metade do investimento em publicidade destinado aos meios de comunicação tradicionais. Concretamente, cerca de 2.203,8 milhões, dos 4.300 milhões que as empresas anunciantes investem. Este valor representa um acréscimo de 2,2% em relação ao ano anterior.

As televisões aglutinaram 51,2% da fatia em 2016, face aos 50,3% do ano passado (2.118,2 milhões). A Mediaset e a Atresmedia, os dois principais grupos privados do país, conseguiram, 917,2 milhões (+5,1%) e 893 milhões (+5,6%), respetivamente.

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