PremiumInvestimento no SNS ficou 70% abaixo do previsto

Governo previa um investimento de 555 milhões, mas execução no SNS não chega a 31% com apenas 170 milhões e até abaixo do valor homólogo de 2021. Sector fala em suborçamentação clara e crónica e PRR não deve ser diferente.

O investimento será, segundo o Governo, o motor do crescimento nos próximos anos e a saúde é uma das áreas prioritárias de governação, mas os dados mais recentes levantam algumas dúvidas sobre a real aplicação desta estratégia: o investimento público no Serviço Nacional de Saúde (SNS) até novembro não só está muito aquém do orçamentado para 2022, como é até inferior ao executado em igual período do ano passado. Vozes do sector não estranham este problema crónico e lamentam que a mesma tendência se deva verificar com os fundos europeus.

Os dados da execução orçamental até novembro mostram que o grande aumento do investimento no SNS anunciado pelo Governo estava longe de ser atingido: dos 555,2 milhões de euros orçamentados como despesas de capital, apenas 170 milhões haviam sido executados até ao penúltimo mês do ano. Comparando com o orçamento do ano anterior, a expectativa é que o investimento crescesse quase 90% face aos 293 milhões orçamentados para 2021, isto tomando como referência os dados mais recentes da Direção-Geral do Orçamento (DGO) – olhando para os relatórios anteriores, o montante orçamentado nesta rubrica para 2022 era superior aos 555 milhões, chegando a 634,6 milhões de euros, um desvio para o qual não existe razão aparente. Contactados pelo JE, os Ministérios das Finanças e da Saúde não responderam até ao fecho desta edição.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Depois de conhecido o cenário da avaliação bancária na habitação, na segunda-feira, o INE atualiza na terça-feira as estatísticas das rendas da habitação ao nível local. Os dados são relativos ao quarto trimeste de 2022 e veremos como estava o mercado arrendatário a evoluir nas vésperas da apresentação do programa ‘Mais Habitação’.

Preço médio semanal da ERSE desce 0,9% para a gasolina e 0,1% para o gasóleo

O preço médio semanal desceu em 0,9% para a gasolina e em 0,1% para o gasóleo.

Operadores preveem aumento do preço da laranja apesar da isenção de IVA

A maior associação portuguesa de operadores de citrinos prevê um aumento do preço da laranja nos próximos meses, devido à quebra na produção em cerca de 50% e apesar da redução para 0% do IVA aplicado a este fruto.
Comentários