[weglot_switcher]

Investimentos Habitacionais da Madeira quer reforçar proximidade com associações de bairros sociais

O conselho de administração da IHM tem vindo a realizar visitas a associações, sendo que a última foi à Associação Casa do Voluntário, uma IPSS com cerca 1.900 voluntários sediada num espaço cedido pela IHM no bairro da Nazaré.
22 Março 2022, 13h00

A empresa Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) pretende reforçar presença e proximidade com associações sociais sediadas em bairros sociais na região, com vista a conhecer as atividades destas instituições, bem como necessidades que possam ter neste “período pós-pandemia”.

Deste modo, o conselho de administração da IHM tem vindo a realizar visitas a associações, sendo que a última foi à Associação Casa do Voluntário, uma IPSS com cerca 1.900 voluntários sediada num espaço cedido pela IHM no bairro da Nazaré.

João Pedro Sousa, presidente do conselho de administração da IHM, bem como a vogal Mara Rodrigues reuniram-se com a diretora da Casa do Voluntário, Helena Correia, que informou os objetivos e projetos sociais implementados pela associação, a qual ostenta o título de primeiro Banco de Voluntários criado em Portugal.

Helena Correia explicou que a ação da Casa do Voluntário, para além do objetivo principal de promover o voluntariado e a formação de voluntários, tem estado focada no apoio social, nomeadamente através de projetos como ‘Não Ao Desperdício Alimentar’ (N.A.D.A.), que realiza a sua ação junto a 40 famílias (21 famílias estão neste momento em lista de espera).

“São projetos como este que dão corpo à intervenção social promovida pela IHM, complementando todo o trabalho já desenvolvido nos bairros sociais sob gestão desta entidade pública”, referiu o presidente do conselho de administração da IHM, João Pedro Sousa.

O objetivo do projeto é o de assegurar que indivíduos e famílias em situações precárias consigam garantir alimentação, e simultaneamente contribuir para a redução ecológica causada pelo desperdício alimentar. A associação pretende ainda alargar este projeto de combate ao desperdício alimentar com parcerias com estabelecimentos da área da hotelaria e restauração.

A Casa do Voluntário, para alem dos 1.900 voluntários inscritos, alberga ainda uma centena de instituições com voluntários em áreas como a ação social, a saúde, a educação, a ciência e cultura, a defesa do património e do ambiente, a defesa do consumidor, o emprego e formação profissional, a cooperação para o desenvolvimento, reinserção social e proteção civil.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.