[weglot_switcher]

Investimentos nas matas públicas com novo aviso de 10 milhões de euros

Este montante destina-se a investimentos nas matas nacionais geridas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas [ICNF]: na Mata Nacional do Bussaco, na Tapada Nacional de Mafra e na Herdade da Contenda”.
29 Março 2022, 18h10

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática, lançou hoje, dia 29 de março, um novo aviso com um montante global de 10 milhões de euros, destinado a financiar investimentos nas matas públicas.

Este aviso é lançado no âmbito das verbas do programa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU) alocadas ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

“Este montante destina-se a investimentos nas matas nacionais geridas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas [ICNF]: na Mata Nacional do Bussaco, na Tapada Nacional de Mafra e na Herdade da Contenda”, esclarece um comunicado do Ministério do Ambiente.

Segundo o documento, “estas verbas irão apoiar a 100% ações de arborização e de rearborização, de aproveitamento de regeneração natural, de controlo de espécies invasoras lenhosas, de gestão de combustível ou de construção e manutenção de infraestruturas florestais (rede viária, rede divisional e pontos de água)”.

“Pretende-se, com estas ações, reduzir as vulnerabilidades do território, designadamente a perigosidade de incêndio rural, contribuindo para o aumento dos bens e serviços de ecossistema produzidos e para a diversificação e multifuncionalidade destes territórios”, adianta o comunicado em questão, acrescentando que, “no total, o REACT-EU, gerido diretamente pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), já disponibilizou avisos com a dotação global de 45 milhões de euros de investimento para intervenções na dimensão de ‘Resiliência dos Territórios face ao Risco'”.

O Ministério do Ambiente garante que esta verba será reforçada com mais 20 milhões de euros no âmbito do exercício de reprogramação do REACT-EU.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.