[weglot_switcher]

Investors Portugal volta a reunir investidores nacionais e internacionais

À semelhança da primeira edição, a entrega de prémios da Investors Portugal distinguirá a ronda mais relevante de investimento (Investment of the Year) e o investidor early stage (Early Stage Investor of the Year) que se distinguiu no ano anterior.
5 Junho 2023, 15h25

A Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – Investors Portugal – organiza, no dia 29 de junho, o Investors Portugal Dinner, com o objetivo de “discutir o panorama do ecossistema empreendedor português, promover o reconhecimento da atividade e dar visibilidade aos players desta indústria”.

Segundo a associação, são esperados mais de 100 participantes, maioritariamente investidores nacionais e internacionais, naquela que será a 2.ª edição do evento. Pela primeira vez, será atribuído um prémio com base em critérios ESG – Ecológico, Social, Governo  (o ESG Award of the Year), a juntar aos habituais reconhecimentos a investidores e startups e scaleups.

À semelhança da primeira edição, a entrega de prémios da Investors Portugal distinguirá a ronda mais relevante de investimento (Investment of the Year) e o investidor early stage (Early Stage Investor of the Year) que se distinguiu no ano anterior.

“O investimento em early stage é essencial para transformar a economia portuguesa, promovendo o desenvolvimento de empresas tecnológicas, inovadoras, com ambição de crescimento internacional e com capacidade de atrair e reter talento no país. Enquanto investidores, temos um papel fundamental para impulsionar o crescimento destas startups e estes momentos de encontro são importantes para refletir sobre o ecossistema, os seus desafios e oportunidades”, afirma em comunicado a Presidente da Investors Portugal, Lurdes Gramaxo.

A Investors Portugal  diz que “estes prémios anuais têm o intuito de reconhecer, encorajar e promover a excelência do setor em Portugal, assim como tornar públicos os exemplos que possam inspirar novas ações”.

Além disso, este será o primeiro ano em que será atribuído o ESG Award of the Year para reconhecer uma startup, um fundador, um investidor ou um outro player do ecossistema quanto à adoção e promoção de práticas no contexto de governance, gestão ambiental e práticas sociais.

A Investors Portugal nasceu, em 2021, da convergência da APBA (Associação Portuguesa de Business Angels) e da FNABA (Federação Nacional de Business Angels), para representar os investidores early stage em Portugal, “divulgando e defendendo os seus interesses, tanto junto do poder político como de instituições nacionais e internacionais. Atualmente representa mais de 300 business angels e cerca de 30 sociedades de Capital de Risco que, globalmente, detêm mais de 2 mil milhões sob gestão e mais de 500 startups e scaleups nos seus portfólios”.

O evento contará com diversos painéis. Alexandre Teixeira dos Santos (Chamaeleon), Basílio Simões (Vega Ventures), Daniel Nascimento (Semapa Next), Luís Quaresma (Iberis Capital), e Pedro Carlos (Shilling Capital Partners) são os oradores convidados para o painel que irá debater o atual quadro de investimento early stage em Portugal.

Haverá também uma discussão informal sobre regulação entre a Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Inês Drumond, e Ofélia Pinto de Queiroz e Márcio Carreira Neves, da sociedade de advogados Telles, bem como uma intervenção do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, sobre incentivos fiscais para investidores early stage.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.