[weglot_switcher]

IP arranca com primeira fase de recuperação do IP3

Segundo a IP, este troço, entre o nó de Penacova e o nó da Lagoa Azul, tem cerca de 16 quilómetros e a intervenção tem um prazo de execução de 330 dias.
27 Maio 2019, 20h14

No âmbito do projeto de melhoria das condições de mobilidade e segurança no IP3, entre Coimbra e Viseu, a IP – Infraestruturas de Portugal, consignou hoje, dia 27 de maio, a empreitada para intervenção no troço entre o nó de Penacova e o nó da Lagoa Azul, junto à ponte da Foz do Dão.

Segundo a IP, este troço tem cerca de 16 quilómetros e esta intervenção tem um prazo de execução de 330 dias.

“Esta obra representa um investimento no valor de 11,8 milhões de euros no reforço das condições de circulação, mobilidade e segurança de uma das principais vias de ligação do interior do país”, revela um comunicado da IP.

Está prevista a realização de vários trabalhos, como a construção de dois novos nós de ligação (nó de Oliveira do Mondego e nó de Cunhedo), eliminando as atuais interceções de nível existentes com viragens à esquerda, assim como a requalificação do caminho existente sob a ponte do Mondego para permitir a articulação dos movimentos de tráfego do nó de Oliveira do Mondego

Esta intervenção prevê ainda a colocação de separador central, introdução de vias de aceleração e abrandamento, com 3,5 metros de largura, reabilitação estrutural do pavimento, reforço das condições de estabilidade de taludes com a colocação de estruturas de suporte em betão, pregagens e redes de contenção.

A colocação de novas vedações, a reabilitação dos sistemas de drenagem, a substituição e readequação da sinalização vertical e horizontal são outros trabalhos previstos nesta empreitada.

“A empreitada que agora se inicia representa a primeira fase do projeto de requalificação integral do IP3 entre o nó de Souselas em Coimbra e o nó de Viseu com a A25, numa extensão de 75 quilómetros”, conclui o referido comunicado da IP.

Não foi divulgado pela IP o consórcio ou construtora que ganhou esta empreitada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.