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IP assina contrato de 25,4 milhões de euros para eltrificação da linha do Algarve

A empreitada foi atribuída aos espanhóis da Comsa, mas só irá arrancar no terreno após o visto prévio do Tribunal de Contas.
3 Março 2022, 21h15

A IP – Infraestruturas de Portugal anunciou esta quinta-feira que procedeu à assinatura, no passado dia 24 de fevereiro, do contrato para a empreitada de eletrificação da linha do Algarve no troço entre Tunes e Lagos.

O consórcio que ganhou o contrato, inserido no programa Ferrovia2020, financiado por fundos comunitários, é formado pelas empresas Comsa Instalaciones y Sistemas Industriales SAU/FERGRUPO – Construções Técnicas Ferroviárias, S.A./COMSA, S.A..

De acordo com um comunicado da IP, a intervenção a executar ao longo do troço com 45 quilómetros de extensão, envolve os seguintes trabalhos: dotar a via com sistema de tração elétrica 25 kV/50Hz; rebaixamento da via-férrea numa extensão de aproximadamente 400 metros para permitir o gabarit de eletrificação sob passagens superiores (PS) existentes; intervenção nas pontes metálicas de Portimão e Vale da Lama para instalação de catenária; e intervenções nos edifícios das estações e apeadeiros para a instalação da infraestrutura fixa de tração elétrica.

Estão também previstas intervenções de melhoria das condições de segurança, fiabilidade e exploração da circulação ferroviária: construção de uma nova infraestrutura de suporte aos sistemas de sinalização e telecomunicações; trabalhos de estabilização em taludes; demolição, reabilitação ou construção de nova drenagem longitudinal e transversal a executar ao longo do troço; e adaptação e construção de salas de telecomunicações.

Haverá também intervenções de reforço da segurança das condições de atravessamento pedonal e rodoviário, que incluem requalificação da passagem de peões da passagem de nível ao quilómetro 313,914, através da construção da passagem superior rodoviária ao quilómetro 314,254; supressão da passagem de nível ao quilómetro 324,964, através da construção da passagem superior rodoviária ao quilómetro 324,964; e requalificação em passagem de peões da passagem de nível ao quilómetro 330,572, com a construção da passagem superior rodoviária ao quilómetro 330,009.

“A Infraestruturas de Portugal irá em breve remeter o contrato para apreciação do Tribunal de Contas (TC). Após a atribuição do visto prévio por parte do TC, serão desenvolvidos os procedimentos necessários para a consignação da obra e início dos trabalhos no terreno”, garante o referido comunicado.

A IP esclarece que a eletrificação da linha do Algarve está a ser executada dividida em duas empreitadas. A primeira, corresponde à eletrificação do troço entre Faro/Vila Real de Santo António, que se iniciou a 2 de novembro do ano passado e está em desenvolvimento. A segunda, corresponde à eletrificação do troço entre Tunes/Lagos.

“A eletrificação da linha do Algarve, na totalidade dos seus 140 quilómetros de extensão, irá assegurar importantes benefícios ao nível da segurança, eficiência, qualidade de serviço e sustentabilidade ambiental. A operação na linha do Algarve integralmente com recurso a material circulante elétrico, permitirá a utilização de composições mais modernas, confortáveis e rápidas, reduzindo o tempo de percurso entre Lagos e Vila Real de Santo António em 25 minutos. Além das vantagens em termos de rapidez e segurança, o reforço da capacidade de operação possibilitará o reforço do número de circulações ao dispor dos utilizadores, beneficiando fortemente a mobilidade no arco metropolitano do Algarve”, conclui o comunicado da IP.

A presente ação é cofinanciada pelo COMPETE 2020, com a designação ‘Linha do Algarve – Eletrificação’, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85 %.

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