[weglot_switcher]

IP conclui investimento 1,5 milhões de euros na linha do Norte, em Santarém

A IP assinala ainda que a concretização deste investimento na encosta das Portas do Sol dove garantir a mitigação dos riscos de derrocada sobre a via, assegurando um forte reforço das condições de operação e segurança ferroviária na linha do Norte.
28 Fevereiro 2022, 19h21

A Infraestruturas de Portugal concluiu os trabalhos de reabilitação das estruturas de contenção da encosta das Portas do Sol, em Santarém, na zona contígua à Linha do Norte.

“Envolvendo um investimento de 1,5 milhões de euros a intervenção teve por objetivo reabilitar as estruturas de suporte dos socalcos pequenos da encosta das Portas do Sol, designadas por paliçadas, e que existem a diversas cotas, desde o nível adjacente à linha do Norte até ao Jardim das Portas do Sol, numa extensão total de cerca de 600 metros”, explica um comunicado da gestora da rede ferroviária nacional.

De acordo com esse documento, “no âmbito da empreitada procedeu-se à substituição de todos os elementos pré-fabricados de betão armado e à reconstrução das ‘estacas’ existentes”.

“A intervenção incluiu igualmente a reposição da drenagem existente, a proteção das banquetas com betão armado com malhasol (rede eletrossoldada), de forma a garantir a sua impermeabilização, e o encaminhamento das águas pluviais para a rede de drenagem existente na encosta”, adianta o referido comunicado.

A IP assinala ainda que “a concretização deste investimento vem garantir a mitigação dos riscos de derrocada sobre a via, assegurando um forte reforço das condições de operação e segurança ferroviária na linha do Norte.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.