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IP lança empreitada da linha da Beira Alta por 90 milhões de euros

A empreitada consiste na modernização de cerca de 46 quilómetros de via férrea sobre o canal atual, com algumas correções pontuais de traçado, da linha da Beira Alta, no troço entre Celorico da Beira e a Guarda.
10 Março 2020, 20h22

A IP – Infraestruturas de Portugal lançou na passada sexta-feira, dia 6 de março, o concurso da empreitada do troço ferroviário entre Celorico da Beira e a Guarda, na linha da Beira Alta.

Segundo um comunicado da IP, “esta empreitada lançada, tem um prazo de execução de 760 dias e um valor base de 90,4 milhões de euros” e “insere-se no projeto de modernização da Linha da Beira Alta”.

“A empreitada consiste na modernização de cerca de 46 quilómetros de via férrea sobre o canal atual (com algumas correções pontuais de traçado) da linha da Beira Alta, no troço entre Celorico da Beira e a Guarda”, adianta o mesmo comunicado.

A IP assegura que “será feita a substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, bem como a alteração do ‘layout’ das estações de Celorico da Beira, Pinhel, Vila Franca das Naves e Guarda, de forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração”.

“A alteração do ‘layout’ das estações e apeadeiros, inclui o alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas”, adianta o referido comunicado, acrescentando que, “para além destas intervenções, serão também realizados trabalhos de terraplenagem e drenagem; ao nível das obras de arte, instalações fixas de tração elétrica, infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações (…)”.

Segundo os responsáveis da IP, prevê-se igualmente, no âmbito da presente empreitada, “a supressão das passagens de nível de Celorico Gare e a de Baraçal, aos quilómetros 168,135 e 173,173, respetivamente com a construção dos respetivos desnivelamentos e restabelecimentos”.

“Trata-se de um conjunto de intervenções de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário, nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha”, destaca a IP.

No entender da gestora da rede ferroviária nacional, a linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede ‘core’ da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.

“No quadro do ‘Plano de Investimentos Ferrovia 2020’, a ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da linha da Beira Alta) é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional”, assinala o comunicado.

A IP destaca ainda que a empreitada do troço Celorico da Beira – Guarda foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa), com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

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