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IP prevê investir 118 milhões na eletrificação do troço Marco de Canaveses – Régua

Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, destaca em comunicado “a enorme importância que o lançamento deste concurso representa na estratégia de desenvolvimento e modernização da Linha do Douro que a IP está a realizar”.
5 Junho 2023, 16h30

A Infraestruturas de Portugal (IP), liderada por Miguel Cruz, anunciou em comunicado que prevê investir 118 milhões de euros na eletrificação do troço entre Marco de Canaveses e Régua, na linha do Douro.

“Foi lançado o concurso para a Eletrificação do troço entre Marco de Canaveses e Régua Ferrovia2020 – Investimento de 118 milhões na modernização da Rede Ferroviária Nacional”, diz o comunicado.

Foi publicado em Diário da República o concurso público internacional para a execução da empreitada de eletrificação do troço da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Peso da Régua. Com um preço base de 118 milhões de euros, “a intervenção a executar tem como principais objetivos dar continuidade ao investimento na modernização integral da Linha do Douro, reforçando a competitividade do sistema de transporte ferroviário através da melhoria dos níveis de eficiência, segurança e qualidade e a redução dos tempos de percurso”, avança a empresa.

O concurso público encontra-se agora em fase de entrega de propostas, que decorre por um período de 90 dias.

Este investimento é desenvolvido no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, cofinanciado pela União Europeia.

Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, destaca em comunicado “a enorme importância que o lançamento deste concurso representa na estratégia de desenvolvimento e modernização da Linha do Douro que a IP está a realizar”.

“A eletrificação do troço Marco – Régua irá potenciar fortemente a melhoria das ligações aos diversos núcleos urbanos, serviços e indústria localizados ao longo deste eixo ferroviário, assegurando o reforço da coesão social e territorial aliado à promoção da sustentabilidade do sistema de transportes”, conclui.

No âmbito da empreitada serão realizados, entre outros trabalhos, a eletrificação integral do troço, com cerca de 47 quilómetros, no sistema 25 kV/50 Hz; a instalação do sistema RCT+TP e a execução de trabalhos acessórios para garantir as condições de eletrificação; a adequação/modernização dos layouts (disposição das linhas) das estações, com substituição de material de via (AMV); o aAlteamento ou relocalização das plataformas de passageiros das estações e apeadeiros; o rebaixamento da plataforma dos túneis e a reabilitação/reforço pontual das estruturas e do revestimento e tratamento e reformulação do sistema de drenagem;  e os trabalhos de estabilização de um total de 40 taludes existentes ao longo do troço.

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