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IP relança empreitada de 30 milhões de euros para eletrificar linha do Algarve entre Tunes e Lagos (com áudio)

O primeiro concurso foi anulado por todas as propostas entregues superarem o preço-base definido no caderno de encargos. Agora, com esta segunda tentativa, com um prazo de execução previsto de 23 meses, estima-se que a obra esteja concluída no segundo trimestre de 2024.
10 Agosto 2021, 07h50

A IP – Infraestruturas de Portugal voltou a avançar no passado dia 6 de agosto com o processo da empreitada de eletrificação da linha ferroviária do Algarve, no troço entre Tunes e Lagos, um investimento avaliado em cerca de 30 milhões de euros.

O primeiro concurso público lançado para este projeto foi anulado por todas as propostas apresentarem valores superiores ao preço-base definido no respetivo caderno de encargos.

Segundo a administração da empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária nacional, a eletrificação neste troço com cerca de 45 quilómetros, irá processar-se com o sistema 25 kV/50Hz.

Entre outros, esta empreitada envolve a execução dos seguintes trabalhos: rebaixamento da via-férrea numa extensão de aproximadamente 400 metros, para permitir o ‘gabarit’ de eletrificação sob passagens superiores existentes ao quilómetro 337,690, com todos os trabalhos consequentes de tratamento da plataforma, de drenagem e taludes; intervenção nas pontes metálicas de Portimão e Vale da Lama existentes para instalação de catenária; pintura da ponte de Vale da Lama; construção de uma nova infraestrutura de suporte aos sistemas de sinalização e telecomunicações; intervenção em taludes instáveis ou com falta de espaço nos passeios de via, para permitir a colocação de maciços de catenária; demolição, reabilitação ou execução de nova drenagem longitudinal e transversal nomeadamente nas zonas de rebaixamento da via-férrea e em zonas onde se verificou a insuficiência da drenagem existente, assegurando a compatibilização com caminho de cabos e maciços de catenária; e intervenções nos edifícios das estações e apeadeiros, nomeadamente, as necessárias e decorrentes da instalação da infraestrutura fixa de tração elétrica, como por exemplo, a ligação à terra dos elementos metálicos, a adaptação e construção de salas de telecomunicações.

Está também prevista a requalificação em passagem de peões da passagem de nível ao quilómetro 313,914, através da construção da passagem superior rodoviária ao quilómetro 314,254; supressão da passagem de nível ao quilómetro 324,964, através da construção da passagem superior rodoviária ao quilómetro 324,964; requalificação em passagem de peões da passagem de nível ao quilómetro 330,572, através da construção da passagem superior rodoviária ao quilómetro 330,009.

“A empreitada agora em fase de concurso tem um prazo de execução previsto de 23 meses, estimando-se que esteja concluída no segundo trimestre de 2024. Este concurso publico é o segundo a ser lançado para esta empreitada, tendo o primeiro concurso sido anulado, pelo motivo de todos os concorrentes terem apresentado propostas com valores superiores ao preço base”, explica um comunicado da IP.

Recorde-se que o projeto de eletrificação da linha do Algarve, a cargo da Infraestruturas de Portugal, está integrado no programa de investimentos designado por ‘Corredores complementares’, que tem como objetivo a eletrificação dos seguintes troços da nossa rede ferroviária: linha do Douro: troço Caíde/Régua; linha do Oeste: troço Meleças/Caldas da Rainha; e linha do Algarve: troços Tunes/Lagos e Faro/Vila Real de Santo António.

“A eletrificação da linha do Algarve, será executada em duas empreitadas. [Sobre] A primeira, correspondendo à eletrificação do troço entre Faro/Vila Real de Santo António, foi assinado o contrato em 27 de julho/2021. A segunda é hoje [dia 6 de agosto] lançada, correspondendo à eletrificação do troço entre Tunes/Lagos”, adianta o referido comunicado.

De acordo com  o mesmo documento, “a eletrificação da linha do Algarve compreende um investimento global de 70 milhões de euros, comparticipado pela UE [União Europeia], que engloba o desenvolvimento de estudos e projetos, a execução de duas empreitadas de eletrificação, a construção de uma subestação de tração elétrica em Olhão, ampliação da subestação de tração elétrica de Tunes, a execução de uma empreitada no troço Faro/Vila Real de Santo António de ‘Conceção/Execução para remodelação do sistema de energia das salas técnicas e reformulação de passagens de nível’, a execução de uma empreitada no troço Tunes/Lagos de ‘Conceção/Execução para remodelação do sistema de energia das salas técnicas e reformulação de passagens de nível’ e uma empreitada de trabalhos associados aos sistemas de telecomunicações ferroviárias”.

Ainda segundo os responsáveis da IP, o projeto de eletrificação da linha do Algarve entre Faro/Vila Real de Santo António e Tunes/Lagos tem como principais objetivos assegurar que todo o trajeto na linha do Algarve possa ser realizado com recurso a material circulante elétrico, resultando daí vantagens ambientais e vantagens relativamente à melhoria de qualidade do material circulante; melhorar a mobilidade no arco metropolitano do Algarve; e potenciar o sistema ferroviário com condições de operação que sejam independentes do consumo de combustíveis fósseis.

“A presente ação integrará a candidatura a submeter no âmbito do COMPETE 2020, com a designação ‘Linha do Algarve – Eletrificação’, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%”, conclui o comunicado da IP.

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