IPLeiria: estudantes com necessidades específicas aumentam 60% em três anos

No ano letivo 2021/22 estudavam no Politécnico de Leiria, 111 alunos ao abrigo do estatuto de estudantes com necessidades específicas.

O 100% In® – Projeto de Inovação Social para a Inclusão Integral de Estudantes com Necessidades Específicas contribuiu para um aumento de 60,7% no número de pedidos de estatuto por parte de estudantes com necessidades específicas (ENE) do Politécnico de Leiria, entre os anos letivos 2019/20 e 2021/22.

“Os dados demonstram que não há vergonha em pedir o estatuto”, afirma Ana Oliveira, COO da Logframe, empresa responsável pela avaliação do projeto. Mais, acrescenta. “É identificada, por parte dos estudantes, uma vantagem associada ao estatuto”.

Os dados preliminares de avaliação do projeto foram apresentados durante a conferência “Diversidade no Ensino Superior: Inovação, Inclusão e Acessibilidade”, que permitiu fazer um balanço do projeto, abordando os seus desafios e oportunidades para o futuro.

O número de Estudantes com Necessidades Específicas integrados no 100% in®, do Politécnico de Leiria passou de 44 no ano letivo de 2019-2020 para 96 no ano seguinte e 111 registados em 2021/22.

De acordo com o mesmo estudo, 47% dos alunos inquiridos admitem que o projeto “100% in®” contribuiu “muito” ou “totalmente” para a sua integração, uma perceção que é partilhada por 82% dos coordenadores dos cursos do Politécnico de Leiria inquiridos.

No ano letivo 2020-2021, 52,7% dos ENE referiam sentir-se bastante integrados na instituição de ensino superior, uma percentagem em linha com os 50% registados em  2021-2022.

 

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