[weglot_switcher]

IPMA alerta que chuvas na Madeira podem originar deslizamentos de terra, cheias repentinas e enxurradas

O IPMA colocou a costa sul e as regiões montanhosas da Madeira em alerta vermelho entre segunda-feira a terça-feira. O aviso já originou cancelamentos de eventos.
5 Junho 2023, 16h12

A tempestade Oscar já colocou a Região Autónoma da Madeira, em alerta vermelho, entre esta segunda-feira e terça-feira, na costa sul e regiões montanhosas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que a chuva prevista para a região é suscetível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas.

O IPMA reforça que a chuva “forte e persistente”, podem chegar a “acumulados que poderão ser superiores” a 100 mm), e que esta “por vezes” pode vir “acompanhada de trovoada e vento forte do quadrante sul (com rajadas até 75 km/h, sendo até 95 km/h nas terras altas), com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas da ilha da Madeira”.

Estas condições, sublinha o IPMA, tornam a Madeira suscetível a episódios que originem “deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas”.

O IPMA acrescenta que a tempestade Oscar transporta “uma massa de ar tropical com um conteúdo em vapor de água excecionalmente elevado, resultando assim no agravamento do estado do tempo nos arquipélagos das Canárias e da Madeira”.

A Capitania do Porto do Funchal já recomendou que os proprietários e armadores das embarcações tomem precauções para garantir a segurança das embarcações.

Proteção Civil deixa conselhos para lidar com chuva

Este estado do tempo já levou a Proteção Civil da Madeira a deixar alguns conselhos para a população.

Nesse sentido a Proteção Civil da Madeira deixou algumas recomendações para a população lidar com a esperada chuva forte.

“Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação; Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte 112; Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego”, aconselha a Proteção Civil.

A Proteção Civil recomenda também que “tenha atenção aos lençóis de água que se podem formar, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações; Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados; Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito”.

É referido pela Proteção Civil, tendo por base as atualizações do IPMA, que a precipitação na Região deverá ser mais intensa a partir das 18h00, acrescentando que foram “reforçadas as equipas dos diversos Agentes de Proteção Civil, com capacidade para fazer face às ocorrências que possam surgir no período mais crítico, com elevado grau de prontidão, em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM que irá realizar pontos de situação mediante o evoluir das condições meteorológicas”.

Chuva prevista para a Madeira já provocou cancelamentos

O estado do tempo já provocou alguns cancelamentos de eventos. O programa da Festa da Cidra, desta segunda-feira, na Praça Central, foi cancelado devido ao alerta vermelho. O evento deve ser retomada na terça-feira.

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira adiou o lançamento do livro e da exposição dedicada a António Ribeiro Marques da Silva, previsto para esta segunda-feira.

E a Câmara Municipal do Funchal anunciou o cancelamento das atividades que estavam programadas para esta segunda-feira no âmbito da Semana do Ambiente, que decorrem na Praça do Município.

A autarquia do Funchal decidiu adiar a conferência de imprensa de apresentação da 22ª edição do Funchal Jazz, no Salão Nobre, que se realizaria na terça-feira.

Madeira tem alertas vermelho, laranja, e amarelo

Para além do alerta vermelho a Madeira tem em vigor alertas laranja e amarelo, para o vento e para a chuva, do IPMA.

A costa norte tem um aviso laranja para a chuva, esta segunda-feira às 12h00 e dura até terça-feira às 15h00.

Está em vigor também um aviso amarelo para o vento com rajadas que podem chegar aos 80 km/h, entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira.
Para a costa sul está em vigor um aviso laranja, para “chuva forte e persistente”, entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira, que sobe para vermelho, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.
A costa sul tem em vigor um aviso amarelo para o vento, entre as 18h00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 90 km/h.
O Porto Santo tem um alerta amarelo para chuva “forte” entre as 12h00 de segunda-feira e as 03h00 de terça-feira.
O aviso sobe para laranja, com chuva “forte e persistente”, entre as 03h00 e as 09h00 de terça-feira.

Este alerta desce para amarelo entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira.

O Porto Santo tem também em vigor um aviso amarelo para o vento, entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 80 km/h.
As regiões montanhosas têm em vigor um aviso laranja para chuva “por vezes forte e persistente” entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira.
O alerta sobe para vermelho, com chuva “forte e persistente”, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.

As regiões montanhosas têm também um aviso amarelo, para vento, entre as 18h00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 110 km/h.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.