[weglot_switcher]

Irão apoia a nova intifada contra Israel e a “conspiração sionista” dos EUA

Os Guardas da Revolução do Irão mostraram-se ainda disponíveis para proporcionar “todo o apoio necessário” às forças de resistência palestinianas.
  • Raheb Homavand / Reuters
12 Dezembro 2017, 11h57

O Irão anunciou esta terça-feira o seu apoio aos movimentos de resistência da Palestina contra a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, em reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Os Guardas da Revolução do Irão mostraram-se ainda disponíveis para proporcionar “todo o apoio necessário” às forças de resistência palestinianas.

“Estamos orgulhosos do grande povo da Palestina pela sua resistência e sacrifício contra o inimigo sionista [Israel], e estamos certos de que a nova intifada continuará o seu caminho correto”, afirmou o presidente iraniano, Hassan Rohani. “Sem dúvida, o povo oprimido da Palestina e a comunidade islâmica vão resistir unidos contra esta conspiração sionista-norte-americana e vão frustrá-la”, acrescentou.

Hassan Rohani terá falado ao telefone com o líder político do Hamas, Ismail Haniye, segundo noticia a agência Reuters, numa conversa em que instou a Palestina a continuar com a nova intifada. “O primeiro passo é que todos os movimentos palestinianos se mantenham unidos, e deem uma resposta decisiva ao regime sionista e aos Estados Unidos”, sublinha.

O povo palestiniano iniciou uma nova intifada – a terceira da história da região – no passado dia 8, que ficou conhecido como o “dia da ira”. Por todo o país rompeu uma onda de protestos, que obrigou à mobilização das forças de segurança israelitas.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.