[weglot_switcher]

Irene Garrido: “Não há sinais de uma nova bolha imobiliária em Espanha”

A secretária de Estado da Economia e Apoio à Empresa do Governo espanhol nega a existência de “sobreaquecimento” no mercado imobiliário. Garrido é apontada como a mais provável sucessora de Luis de Guindos (a caminho do BCE) no cargo de ministro/a da Economia, Indústria e Competitividade.
20 Fevereiro 2018, 17h55

A secretária de Estado da Economia e Apoio à Empresa, Irene Garrido, refutou hoje a possibilidade de se estar a formar uma nova “bolha imobiliária” em Espanha, “uma vez que o aumento das taxas reflete mais uma normalização da política monetária do que uma perceção do crédito que tem cada economia”, noticial o jornal “El Economista”.

Garrido é apontada como a mais provável sucessora de  Luis de Guindos (a caminho da vice-presidência do Banco Central Europeu, em substituição do português Vítor Constâncio) no cargo de ministro/a da Economia, Indústria e Competitividade no Governo espanhol.

De acordo com o “El Economista”, Garrido recordou que o Banco Central Europeu já anunciou a normalização da política monetária, reduzindo a metade a compra de título de dívida e marcando o horizonte para uma possível finalização da política monetária excecional em setembro deste ano. Nesse contexto, argumenta Garrido, está a produzir-se um aumento do interesse no setor da construção, embora partindo de “bases muito baixas”. Garrido sublinhou que “em nenhum momento se observa um sobreaquecimento” e “não há sinais de ‘bolha imobiliária'”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.