[weglot_switcher]

IRS: reembolsos de 2,3 mil milhões até agosto

Valor é 344 milhões de euros superior ao do período homólogo de 2015. Comunicado do Ministério das Finanças dá conta da situação.
26 Setembro 2016, 09h37

O valor total de reembolsos de IRS até ao fim de agosto ascendeu a 2,3 mil milhões de euros, o que se traduz num acréscimo face ao valor do ano passado na ordem dos 344 milhões de euros. As notas de cobrança representaram um valor liquidado de 1,2 mil milhões de euros, um decréscimo de 107 milhões de euros, segundo revela o Ministério das Finanças em comunicado.

Até ao passado dia 31 de agosto foram entregues cinco milhões de declarações de IRS. Destas, 95% foram recebidas através da Internet, mais cinco pontos percentuais do que no ano passado.

No período oficial de entrega de declarações foram registados 28.148.495 acessos à área do IRS, no Portal das Finanças, dos quais resultaram 55.904. 854 operações realizadas por contribuintes ou contabilistas certificados, anota o comunicado.

No último dia de agosto estavam liquidadas 99,7% das declarações, incluindo as entregues fora do prazo, números que convergem com os de anos anteriores.

O Ministério diz ainda que 2,6 milhões das declarações deram origem a reembolso e foram emitidas 746 mil notas de cobrança.

A aplicação, pela primeira vez, de novas regras de liquidação do imposto levou a que os prazos de liquidação, reembolso e emissão de notas de cobrança, tivesse registado algum aumento face aos anos anteriores, afirma o Governo.

O tempo médio de pagamento de reembolso situou-se nos 48,5 dias, face a 43,5 dias registados no ano passado e a 40,55 dias registados em 2014.

O Ministério das Finanças explica ainda os atrasos em alguns reembolsos: “Dada a prioridade conferida aos reembolsos, um número significativo de notas de cobrança foi emitido com um prazo de pagamento posterior ao prazo normal de 31 de agosto”, refere-se.

O valor das notas de cobrança nesta situação é de 594 milhões de euros, um acréscimo de 359 milhões de euros face ao ano anterior que irá refletir-se na receita de setembro e de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.