[weglot_switcher]

IRS. São estas as despesas que pode deduzir ao IRS para fazer aumentar o reembolso

Da educação à saúde, passando pelas rendas, são várias as despesas que pode deduzir ao IRS, mesmo que não tenha validado as faturas até ao final de fevereiro. Há, porém, limites.
1 Abril 2023, 11h22

Os contribuintes portugueses podem entregar a sua declaração anual de IRS a partir deste sábado, dia 1 de abril. Mesmo que tenham falhado a validação das faturas em fevereiro, podem usar uma série de despesas, da educação à saúde, para encolher o montante a pagar ao fisco ou para fazer crescer o reembolso.

Já para quem verificou as faturas nos prazos indicados pela Autoridade Tributária, a recomendação dos especialistas ouvidos pelo NOVO Economia é que confirme os valores que aparecem automaticamente preenchidos no modelo 3, uma vez que pode haver incorreções que influenciem o resultado do acerto de contas anual.

Todos os meses, os contribuintes descontam uma parte do seu salário e pensões em sede de IRS, sendo tradicional que, na Primavera do ano seguinte, o fisco faça um balanço do imposto para perceber se há ou não algum valor a devolver. As contas do acerto são relativamente simples: primeiro, é apurado todo o rendimento bruto recebido pelo contribuinte, valor ao qual são aplicadas as deduções específicas (um abatimento automático que varia consoante o tipo de rendimento).

O montante resultante é o chamado rendimento coletável e é a esse valor que são aplicadas as taxas de IRS, para que seja apurada a coleta.

Leia mais no suplemento NOVO Economia que faz parte integrante da edição deste sábado do NOVO

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.