[weglot_switcher]

Isabel dos Santos prepara venda de 25% do Banco Fomento Angola em Bolsa

O IPO do BFA poderá ser realizado ou na bolsa londrina ou na portuguesa e Isabel dos Santos admite vender 25% do capital do banco que tem o BPI como acionista com 48%.
8 Dezembro 2017, 15h10

Isabel dos Santos está no Egipto, onde está a decorrer o África 2017 Fórum, e citada pela Bloomberg e Reuters, segundo o Negócios e o Observador, diz que está a ser preparada a venda de participações financeiras no Banco de Fomento de Angola e do BIC em bolsa. No primeiro caso poderá realizar-se uma Oferta Pública Inicial em Londres ou Lisboa.

A empresária angolana está a desenhar planos para abrir o capital dos bancos de que é acionista em Angola a novos investidores, esses planos foram revelados numa entrevista.

O IPO do BFA poderá ser realizado ou na bolsa londrina ou na portuguesa e Isabel dos Santos admite vender 25% do capital do banco que tem o BPI como acionista com 48%.

“Contratámos alguns conselheiros financeiros” para ajudarem a organizar a operação, afirmou Isabel dos Santos.

A confirmar-se esta venda em bolsa é uma boa notícia para o BPI e CaixaBank que têm a recomendação do BCE para reduzirem gradualmente a sua posição no banco angolano que ainda é de 48%. Se o banco estiver cotado têm a possibilidade de ir vendendo no mercado ações.

Mas não é apenas uma posição no BFA que estará à venda. Isabel dos Santos revelou que também há planos para vender uma participação no BIC, neste caso através de uma colocação privada. A empresária angolana detém 53% do capital do BIC.

“Estes bancos têm vindo a fortalecer-se e penso que agora é altura de abrirem o seu capital e receberem novos accionistas”, afirmou Isabel dos Santos, que acrescentou que no caso do BIC seria preferível um accionista que já actuasse no sector bancário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.