Isabel dos Santos prepara venda de 25% do Banco Fomento Angola em Bolsa

O IPO do BFA poderá ser realizado ou na bolsa londrina ou na portuguesa e Isabel dos Santos admite vender 25% do capital do banco que tem o BPI como acionista com 48%.

Isabel dos Santos está no Egipto, onde está a decorrer o África 2017 Fórum, e citada pela Bloomberg e Reuters, segundo o Negócios e o Observador, diz que está a ser preparada a venda de participações financeiras no Banco de Fomento de Angola e do BIC em bolsa. No primeiro caso poderá realizar-se uma Oferta Pública Inicial em Londres ou Lisboa.

A empresária angolana está a desenhar planos para abrir o capital dos bancos de que é acionista em Angola a novos investidores, esses planos foram revelados numa entrevista.

O IPO do BFA poderá ser realizado ou na bolsa londrina ou na portuguesa e Isabel dos Santos admite vender 25% do capital do banco que tem o BPI como acionista com 48%.

“Contratámos alguns conselheiros financeiros” para ajudarem a organizar a operação, afirmou Isabel dos Santos.

A confirmar-se esta venda em bolsa é uma boa notícia para o BPI e CaixaBank que têm a recomendação do BCE para reduzirem gradualmente a sua posição no banco angolano que ainda é de 48%. Se o banco estiver cotado têm a possibilidade de ir vendendo no mercado ações.

Mas não é apenas uma posição no BFA que estará à venda. Isabel dos Santos revelou que também há planos para vender uma participação no BIC, neste caso através de uma colocação privada. A empresária angolana detém 53% do capital do BIC.

“Estes bancos têm vindo a fortalecer-se e penso que agora é altura de abrirem o seu capital e receberem novos accionistas”, afirmou Isabel dos Santos, que acrescentou que no caso do BIC seria preferível um accionista que já actuasse no sector bancário.

Recomendadas

Espanhóis endinheirados invadem gestoras de fortuna com pedidos sobre como pôr o dinheiro em Portugal

Segundo o jornal espanhol Expansión, os bancos espanhóis estão a ser inundados com pedidos de análise e informação sobre os efeitos da mudança de residência fiscal e transferência de parte (ou totalidade) do património para outras jurisdições incluindo Portugal, devido aos aumentos de impostos que estão a ser implementados pelo governo espanhol.

Site e aplicação do BCP com acesso limitado

A aplicação móvel e o site do banco estão com acesso limitado esta segunda-feira. Fonte oficial confirma ao JE que o problema “está diagnosticado e o serviço deve ser restabelecido dentro em breve”.

APB promove Open Day na banca para ensinar jovens a poupar e investir

“Ao longo da semana, iremos realizar dois webinars destinados aos alunos do ensino secundário e profissional sobre as opções de investimento disponíveis para quem quer começar a investir e os cuidados a ter na contratação destes produtos online”, anuncia a Associação Portuguesa de Bancos.
Comentários