[weglot_switcher]

Isabel dos Santos quis receber salários em dinheiro depois de arresto de contas da Unitel

De acordo com a notícia avançada pelo “Público”, a empresária chegou a avançar um prazo para que o pagamento fosse efetuado “conforme instruções enviadas à sociedade”, ou recorreria à justiça, mas a ameaça foi ignorada,
  • DR Eneias Rodrigues/LUSA
13 Julho 2020, 10h44

A empresária angolana Isabel dos Santos tentou receber um salário mensal de 44 mil euros da Unitel em dinheiro e em mão, depois de ter sido anunciado o arresto das contas da operadora Unitel.

De acordo com a notícia avançada pelo jornal “Público“, esta segunda-feira, o pedido terá sido rejeitado pelo conselho de administração da empresa, pelo que Isabel dos Santos insistiu no tema com a ameaça de abrir um processo judicial contra os administradores da Unitel, queixando-se de incumprimento de contrato. A posição de 25% na operadora é um dos bens da empresária que lhe foram arrestados pela justiça angolana no final do ano passado.

O jornal informa ainda que o conselho de administração ancorou a sua decisão numa análise da direção jurídica da companhia, em que se recordava que o contrato entre a empresa e a sua administradora previa que os pagamentos fossem feitos por transferência bancária, para uma conta de um banco em Angola.

Além do arresto em Angola, Isabel dos Santos também tem bens e contas bancárias congelados em Portugal, já que o Ministério Público português deu seguimento aos pedidos de cooperação judiciária das autoridades angolanas.

Era o caso da sua participação de 72% no capital da Efacec – cuja nacionalização o Governo anunciou no início do mês – e é a situação em que se encontra 26% do capital da Nos, que Isabel dos Santos possui através da Zopt, um veículo que é dono de 52% da operadora de telecomunicações portuguesa e que é detido em partes iguais pela empresária angolana e pelo grupo Sonae.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.