[weglot_switcher]

Isabel Moreira anuncia que votará no comunista “avesso a populismos” João Ferreira nas presidenciais

Deputada socialista reagiu poucas horas depois de o Comité Central do PCP ter anunciado o nome do eurodeputado e escreveu um ‘post’ no Facebook repleto de críticas à também candidata presidencial Ana Gomes e ao seu próprio partido por não ter um candidato oficial ao Palácio de Belém.
  • Isabel Moreira na Assembleia
13 Setembro 2020, 01h45

A deputada socialista Isabel Moreira anunciou na noite deste sábado que irá votar no candidato apoiado pelo PCP, o eurodeputado comunista João Ferreira, nas eleições para a Presidência da República, que terão lugar em janeiro de 2021. Num post publicado na sua conta de Facebook, poucas horas depois do nome de João Ferreira ser aprovado pelo Comité Central do PCP, Moreira salientou que gosta muito do candidato, considerando-o “avesso a populismos , o que traz exatamente aquilo que quero que seja marcado nesta campanha, que tanto promete nessa matéria”.

https://www.facebook.com/isabel.moreira.9803/posts/10158790706277430

“Vou votar no João Ferreira, em nome de uma democracia não populista. Em nome do Estado de direito”, escreveu Isabel Moreira, que ao longo dos anos não poupou críticas ao que já disse ser o “judicialismo barato e vingativo” e o “princípio insuportável de carregar ódios pessoais para a justiça” que aponta a Ana Gomes. Apesar de não ter referido a antiga eurodeputada do seu partido, que apresentou formalmente a candidatura à Presidência da República “em nome do socialismo democrático” na quinta-feira, quem comentou o seu post não teve dúvida do nome a que se referia, havendo quem perguntasse se a eurodeputada bloquista Marisa Matias, que também apresentou a candidatura nesta semana, não pôde merecer o apoio de Isabel Moreira por ser também populista.

A declaração pública de Isabel Moreira veio confirmar que Ana Gomes terá dificuldades em fazer o pleno entre a ala esquerda do PS, por muito que muitos governantes e deputados não estejam dispostos a seguir António Costa, Ferro Rodrigues e Carlos César num apoio entre o tácito e o declarado à reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa. E a deputada também lançou uma farpa ao seu partido, dizendo que a inexistência de um candidato oficial do PS é um erro quando “lemos as notícias e parece que se esquece que a maioria eleitoral é de esquerda”.

Quanto à escolha de João Ferreira, Isabel Moreira justifica que “os ataques à democracia que se fazem sentir na Europa , nos Estados Unidos, no Brasil, etc, são ataques que, por aqui, recordam-nos da importância de partidos como o PCP”. Realçando ser socialista e não comunista, a deputada agradece a “institucionalização do conflito que devo ao PCP, que evita o sonho dos inimigos da democracia, desde os movimentos inorgânicos, à extrema-direita que agora faz tantas horas da comunicação social”, numa referência ao deputado do Chega, André Ventura, também candidato à Presidência da República..

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.