ISAL reúne 15 instituições de ensino superior europeias para ‘Erasmus+ Staff Training Week’

Serão discutidos temas como as boas práticas de gestão e comunicação organizacional; a modernização e a digitalização no ensino superior; as novas ferramentas de gestão do Erasmus+.

O Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) reúne entre 5 e 9 de dezembro, 23 representantes de 15 instituições de ensino superior, de 10 países europeus, no âmbito do ‘Erasmus+ Staff Training Week’, que incluiu uma conferência, um curso, um workshop e uma masterclass.

Entre os países representados estão: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, Itália, Lituânia, Polónia, Reino Unido, República Checa e Roménia.

Estarão representadas as seguintes instituições de ensino superior: University of Warsaw, Jagiellonian University, University of Gdansk, Gheorghe Asachi Technical University of IASI, University of Valencia, University of Rostock, University of Applied Sciences Fulda, Vilnius University, SMK University of Applied Social Sciences, Thomas More Kempen, Bjelovar University of Applied Sciences, Bournemouth University, University of South Bohemia in České Budějovice, Charles University, Università degli studi della Basilicata.

“O programa Erasmus+ tem um impacto crucial no sistema de ensino superior, pois procura elevar a qualidade e reforçar a dimensão europeia das instituições, fomentando a cooperação e a mobilidade de técnicos, docentes e discentes. Este evento constitui uma importante oportunidade para a criação de sinergias e é exemplo da responsabilidade social das instituições de ensino superior, de atuarem na comunidade onde se inserem e cooperarem ao nível internacional para a realização de projetos comuns”, disse a vice-diretora geral do ISAL, Sancha de Campanella.

O programa de atividades inclui um curso de língua portuguesa, organizado pelo ISAL; o workshop “Summer University – Como organizar uma Universidade de Verão” organizado pela University of Applied Sciences Fulda, Alemanha; e uma masterclass organizada pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), entre outras atividades de networking.

Nas atividades de networking serão abordadas vários temas como o estabelecimento de novas parcerias e sinergias entre as instituições; as boas práticas de gestão e comunicação organizacional; o regresso à normalidade pós-Covid; a modernização e a  digitalização no Ensino Superior – Erasmus Without Paper; as novas ferramentas de gestão do programa Erasmus+.

A sessão de abertura decorre esta segunda-feira, pelas 10h00, no auditório do ISAL, será presidida pela vice-diretora geral do ISAL, Sancha de Campanella, e tem as intervenções de João Rodrigues, diretor regional de Juventude; Dorita Mendonça, diretora regional de Turismo; Helena Leal, vereadora da Câmara Municipal do Funchal; Margarida Neto, em representação da Direção Regional dos Assuntos Europeus; e Leonilde Olim, em representação da Direção Regional de Educação.

Recomendadas

Funchal: Coligação Confiança vê proposta sobre ruído chumbada pelo PSD

A proposta previa auscultação prévia a um leque abrangente de entidades que incluem não só as forças de segurança, a ARAE, a ACIF e os sindicatos representativos do sector das actividades económicas, mas também a Provedoria da Justiça, os munícipes que tenham apresentado reclamação sobre ruído nos últimos cinco anos e demais interessados.

Câmara do Funchal aprova benefícios fiscais para novo projeto de reabilitação urbana

Pedro Calado destacou a aposta que a autarquia está a fazer na recuperação de imóveis degradados com a atribuição de benefícios fiscais, quase todas as semanas.

Valor da comercialização de Vinho da Madeira cresceu 8,4% apesar da quantidade ter recuado 2,7%

A comercialização no mercado nacional atingiu os 583,4 mil litros e rendeu um valor aproximado a 5,3 milhões de euros, dos quais 463,9 mil litros e 4,1 milhões de euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira.
Comentários