[weglot_switcher]

ISEG revê em alta crescimento da economia portuguesa em 2023 (com áudio)

Síntese de Conjuntura do ISEG relativa a maio de 2023 encara com mais otimismo o crescimento da economia portuguesa em 2023. Nova previsão situa-se entre 2,1% e 2,9% e considera que o crescimento da Procura Interna pode ser decisivo nesse resultado.
23 Maio 2023, 09h48

A economia portuguesa deverá crescer acima do previsto e a nova previsão, tendo em conta o crescimento registado no primeiro trimestre e a evolução mais provável para os próximos trimestres, é que a economia portuguesa possa crescer para um intervalo estimado entre 2,1% e 2,9%, cujo valor central é de 2,5%, refere a Síntese de Conjuntura do ISEG relativa a maio de 2023. Uma revisão em alta significativa tendo em conta que a previsão anterior era estimada em torno de 1,6%.

Destaca o ISEG que “dado o nível do PIB atingido no primeiro trimestre, a simples manutenção da atividade ao nível desse trimestre, ou seja, a ausência de crescimento em cadeia até ao final do ano, sem decréscimos, seria suficiente para assegurar um crescimento anual de 2,1% em 2023”.

No entanto, refere esta entidade na Síntese de Conjuntura que “com a existência de algum crescimento na Área Euro, a avaliar por um clima económico ligeiramente mais otimista e de acordo com as previsões, torna-se provável que a economia portuguesa venha a crescer mais do que os 2,1% assinalados.

Destaca o ISEG que apesar da Procura Externa Líquida ter tido um papel fundamental no crescimento associado ao primeiro trimestre, “espera-se que, até ao final do ano o crescimento da Procura Interna venha a dar um contributo mais significativo, nomeadamente por parte do Investimento, enquanto será natural que o contributo da Procura Externa venha a desacelerar com a normalização da procura externa turística”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.