O tema do financiamento sustentável está, finalmente, na agenda nacional, europeia e internacional. Se a importância do financiamento para se atingir um desenvolvimento sustentável e a prosperidade das nações já era tema desde o inicio dos anos 90 (para não falar de muitas referências ainda antes dessa data), apenas em 2021 é que o tema ganhou espaço em Portugal.

É neste contexto que o ISEG lançou o seu Sustainable Finance Knowledge Centre (SFKC) em setembro passado, com o objetivo de se tornar um centro internacional de financiamento sustentável que promove a prosperidade económica em equilíbrio com o planeta, desenvolvendo soluções financeiras inovadoras, ferramentas e métodos.

Esta ambição será atingida através da realização de várias ações ligadas à investigação aplicada, dinamização de atividades com os alunos, promoção de teses de mestrado na área, apoiando entidades públicas e privadas com o desenvolvimento de ferramentas e métodos que possam acelerar a inclusão da descarbonização, a preservação dos ecossistemas, uso eficiente de recursos naturais recursos e a inclusão social nas análise financeiras das empresas e das instituições financeiras.

Este Centro foi lançado já em parceria com a Embaixada Britânica em Lisboa, e com qual o centro irá dinamizar um conjunto de atividades de troca de experiências a nível executivo e académico. A Euronext também se juntou ao projeto.

O Sustainable Finance Knowledge Centre do ISEG vem assim contribuir para acelerar o financiamento sustentável em Portugal, ambicionando responder a alguns dos gaps identificados no documento publicado em 2019 pelo Grupo de Reflexão para o Financiamento Sustentável “Linhas de Orientação para Acelerar o Financiamento Sustentável em Portugal Financiar uma Prosperidade Sustentável “, muito relacionados com a ausência de ferramentas e de conhecimento sobre como aplicar, na prática, os princípios do financiamento sustentável.

Dado o trabalho que o ISEG tem desenvolvido com os países africanos ao longo das últimas décadas, este Centro também ambiciona tratar o tema do financiamento climático com os países em desenvolvimento africanos, e agregar vontades e necessidades de investimento.

O público alvo das atividades não são apenas as instituições financeiras, mas também as Grandes empresas e em particular as PME. O tema do financiamento sustentável é um tema muito relevante para as PME e, em ultima instancia terão de ser elas a fornecer a informação necessária. E por isso são centrais na agenda do Centro.

Acima de tudo pretende-se que o Centro seja um espaço aberto de diálogo aplicado e de experimentação de abordagens e produtos financeiros que possam depois vir a ser replicados. Um espaço que se foca em encontrar as soluções para os problemas que quer o setor privado que o setor publico enfrentam atualmente em matéria de financiamento sustentável.