Islão será a maior religião do mundo nos próximos anos

Em 2015, o cristianismo era a religião com maior percentagem de fiéis à escala planetária (31%), mas a tendência pode vir a alterar-se já em 2075.

Rodi Said/REUTERS

O número de muçulmanos deve ultrapassar o dos cristãos e tornar-se a maior religião em todo o mundo em 2075. A conclusão é de um estudo do Pew Research Center que prevê uma inversão da representação religiosa na população mundial, dados os baixos níveis de fertilidade e o envelhecimento populacional.

O estudo mostra que, em 2015, o cristianismo era a religião com maior percentagem de fiéis à escala planetária (31%). Já os muçulmanos representavam cerca de 24% da população mundial, enquanto os ateus não iam além dos 16%. Seguiam-se os hindus (15%) e budistas (7%).

Contudo, apesar de o número de cristãos continuar a crescer, o estudo do Pew Research Center indica que a tendência pode vir a ser alterada. Isto porque entre 2030 e 2050 o número de nascimentos de bebés cristãos deve ficar abaixo do de bebés muçulmanos – 224 milhões contra 225 milhões. Embora seja uma diferença ligeira, em 3055 e 2066, esta pode chegar aos 232 milhões de bebés muçulmanos e 226 milhões de cristãos. Uma subida de um para seis milhões.

Tal pode ser explicado com as alterações demográficas que se têm vindo a verificar ao longo dos últimos anos. Os povos de maioria muçulmana continuam a crescer rapidamente, ao passo que, nas zonas predominantemente cristãs, tem-se assistido ao envelhecimento da população e à diminuição acentuada dos jovens. O Pew Research Center dá conta de que a tendência se deve manter durante vários anos.

Recomendadas

União Europeia quer subir meta das energias renováveis para 2030 aos 42,5%

A este valor junta-se uma parcela indicativa de 42,5%, que faz o valor referência ascender a 45%. O acordo provisório vai ser submetido ao Parlamento Europeu para aprovação e integra medidas como o aumento anual de 1,6% do uso de energia renováveis no sector da indústria, até 2030.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Quatro banqueiros condenados por ajudar amigo de Vladimir Putin

O músico terá depositado 30 milhões de dólares (28 milhões de euros) nas contas bancárias do Gazprombank entre 2014 e 2016. Sergei Roldugin não revelou a origem do dinheiro, algo que vai contra as leis de Zurique.
Comentários