[weglot_switcher]

Islão será a maior religião do mundo nos próximos anos

Em 2015, o cristianismo era a religião com maior percentagem de fiéis à escala planetária (31%), mas a tendência pode vir a alterar-se já em 2075.
  • Rodi Said/REUTERS
6 Abril 2017, 10h07

O número de muçulmanos deve ultrapassar o dos cristãos e tornar-se a maior religião em todo o mundo em 2075. A conclusão é de um estudo do Pew Research Center que prevê uma inversão da representação religiosa na população mundial, dados os baixos níveis de fertilidade e o envelhecimento populacional.

O estudo mostra que, em 2015, o cristianismo era a religião com maior percentagem de fiéis à escala planetária (31%). Já os muçulmanos representavam cerca de 24% da população mundial, enquanto os ateus não iam além dos 16%. Seguiam-se os hindus (15%) e budistas (7%).

Contudo, apesar de o número de cristãos continuar a crescer, o estudo do Pew Research Center indica que a tendência pode vir a ser alterada. Isto porque entre 2030 e 2050 o número de nascimentos de bebés cristãos deve ficar abaixo do de bebés muçulmanos – 224 milhões contra 225 milhões. Embora seja uma diferença ligeira, em 3055 e 2066, esta pode chegar aos 232 milhões de bebés muçulmanos e 226 milhões de cristãos. Uma subida de um para seis milhões.

Tal pode ser explicado com as alterações demográficas que se têm vindo a verificar ao longo dos últimos anos. Os povos de maioria muçulmana continuam a crescer rapidamente, ao passo que, nas zonas predominantemente cristãs, tem-se assistido ao envelhecimento da população e à diminuição acentuada dos jovens. O Pew Research Center dá conta de que a tendência se deve manter durante vários anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.