Israel a poucas horas de ficar sem governo

No meio de uma pandemia que dificulta as negociações, os dois partidos que formam o governo liderado por Netanyahu não conseguiram entender-se sobre o Orçamento do Estado.

Novas eleições em Israel estão a aproximar-se a passos largos, depois de as negociações entre os dois partidos que formam a coligação governamental não se terem conseguido entender: Likud, do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o partido Azul e Branco, do ministro da Defesa Benjamin Gantz, mostraram-se incapazes de adiar o prazo para a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 (de 23 para 31 de dezembro) – o que torna novo ato eleitoral inevitável.

Como tem sucedido de há meses a esta parte, ambos os partidos atiram as culpas do fracasso das negociações para o seu parceiro de coligação – que é cada vez mais o partido a que cada um politicamente se opõe – com Netanyahu a acusar os adversários de desistirem de todos os acordos alcançados com o Likud. Em comunicado, o primeiro-ministro acusa Gantz de aumentar as suas exigências sempre que um acordo esteve próximo, o que inviabiliza qualquer entendimento, apesar de um projeto de lei para atrasar o orçamento ter sido aprovado numa primeira leitura por um comité do Knesset (Parlamento) israelita.

“Por causa de um desentendimento interno entre o partido Azul e Branco, Gantz retirou todos os acordos alcançados nas negociações com o Likud. É uma pena que Gantz tenha decidido arrastar o país para eleições desnecessárias no auge da crise do coronavírus”, diz o comunicado.

Gantz informou que apresentou cinco exigências a Netanyahu para que o seu partido (que é ele próprio uma coligação) apoiasse o projeto de lei para atrasar o orçamento no plenário, entre elas a própria aprovação do Orçamento para 2021, desblindar a o acordo de rotação que levará Gantz a substituir Netanyahu como primeiro-ministro e aprovar novas regras de procedimento do Knesset.

Novas eleições devem, assim, ser convocadas esta terça-feira. Entre vários políticos infetados com covid-19, o próprio Gantz está a cumprir um período de quarentena – o que coloca ainda maiores dificuldades a qualquer debate político entre os dois (ainda) parceiros do governo.

Recomendadas

Rússia apoderou-se formalmente da central nuclear de Zaporijia

A central de Zaporijia, a maior central nuclear da Europa, está nas mãos das tropas russas desde o início de março.

Primeira-ministra dinamarquesa convoca eleições antecipadas para novembro

O Partido Social Liberal, uma das formações que dá maioria ao Governo social-democrata, tinha ameaçado Frederiksen com uma moção de censura se não convocasse eleições, após apresentar em junho um relatório crítico sobre a gestão feita pelo executivo em relação ao abate de milhões de visons, devido a uma mutação do coronavírus.

Prémio Nobel da Química para 3 cientistas responsáveis química ‘bioorthogonal’

O termo química ‘bioorthogonal’ refere-se a qualquer reação química que pode ocorrer dentro de sistemas vivos sem interferir nos processos bioquímicos nativos. O termo foi cunhado por Carolyn R. Bertozzi em 2003.
Comentários