Israel: Netanyahu e seus aliados obtêm maioria no parlamento

O ex-primeiro-ministro israelita que mais tempo esteve no poder, Benjamin Netanyahu, e os seus aliados de direita obtiveram nas legislativas de 01 de novembro a maioria absoluta no Knesset (parlamento), anunciou hoje a comissão eleitoral.

Atef Safadi/Reuters

Com 32 mandatos para o Likud do ex-chefe de Governo Netanyahu, 18 para os partidos ultraortodoxos e 14 para uma aliança de extrema-direita, o bloco de direita conquistou nas eleições legislativas 64 assentos parlamentares, segundo a comissão eleitoral de Israel.

Em contrapartida, o bloco do primeiro-ministro cessante Yaïr Lapid, centrista, obteve 51 mandatos no Knesset.

Recomendadas

Guerra entre a Rússia e a Ucrânia entra numa nova fase. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

Estará a guerra entre a Rússia e a Ucrânia a entrar numa nova fase? Até que ponto irá Joe Biden tolerar a presença da extrema-direita no novo Governo de Israel e como se irá arrastar o tabu presidencial do líder dos democratas norte-americanos? Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.

Ndambi Guebuza, filho de ex-Presidente moçambicano, condenado a 12 anos de prisão

O tribunal considerou provado que o filho do ex-presidente Guebuza recebeu subornos para influenciar o pai a aprovar o projeto de proteção costeira, usado para a angariação do dinheiro que alimentou as dívidas ocultas.

Polícia alemã diz ter impedido ataque armado da extrema-direita ao parlamento

Os procuradores disseram, em comunicado, que os detidos são suspeitos “de terem feito preparativos concretos para entrarem violentamente, com um pequeno grupo armado, no Bundestag”, a câmara baixa do parlamento alemão.
Comentários