[weglot_switcher]

Itália garante mais gás natural da Argélia

Mario Draghi, primeiro-ministro italiano, assina esta segunda-feira, 11 de abril, um novo acordo de fornecimento de mais gás natural com este país do Norte de África. A Itália é um dos países europeus mais dependente do gás russo – 40%.
  • Ralph Orlowski/Reuters
9 Abril 2022, 20h02

O primeiro-ministro italiano Mario Draghi assina esta segunda-feira, 11 de abril, um novo acordo de fornecimento de mais gás na Argélia, noticia este sábado a agência Associated Press, citando fonte governamental transalpina.

Desde o início da invasão da Ucrânia, a Itália tem procurado com urgência alternativas ao gás natural da Rússia, que representa 40% das suas importações totais do produto.

O gás natural é a principal fonte elétrica de Itália e a Argélia o seu maior fornecedor,  com cerca de 21 bilhões de metros cúbicos, através do gasoduto Transmediterrâneo.

A italiana ENI, que opera na Argélia há 40 anos, anunciou no mês passado “uma descoberta significativa de petróleo e gás” e disse que trabalharia com a parceira argelina Sonatrach para acelerar o seu desenvolvimento já no terceiro trimestre deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.